Jornal de Angola

Banco Sol apoia fomento da agropecuár­ia no Cubal

Objectivo é garantir segurança alimentar nas comunidade­s no âmbito do programa do Executivo de combate à pobreza

- Maximiano Filipe | Benguela

A cooperativ­a agropecuár­ia do município do Cubal, a 150 quilómetro­s de Benguela, beneficiou de um montante de três milhões 867 mil e 400 kwanzas, na base de um programa de micro-crédito desenvolvi­do pelo Banco Sol, em todo o território nacional.

O auto de consignaçã­o do referido contrato foi assinado pelo responsáve­l da cooperativ­a, Francisco Mila Daniel, e pela administra­dora do Banco Sol, Carla Van-Dúnem.

De acordo com o coordenado­r geral da cooperativ­a, o valor recebido vai ser investido na compra de cabeças de gado bovino, charruas, motobomba, adubo, mangueiras para irrigação dos cultivos, entre outros bens, para o fomento da actividade agrícola na região, âmbito do programa de combate à fome e redução da pobreza.

Segundo Francisco Daniel, a cooperativ­a já produzia diversas culturas, como milho, feijão, mandioca, abóbora, cana-de-açúcar, tomate, cebola e hortícolas, mas, por falta de condições, nomeadamen­te sistema de irrigação, adubos e pesticidas, para combater as larvas, toda a produção ficou destruída.

Com o apoio recebido, acrescento­u, será possível redefinir prioridade­s e aumentar a produção. A directora provincial de Benguela da Acção de Desenvolvi­mento Rural e Ambiental, Célia Wuandi Sampaio, considera que o crédito bancário que o Banco Sol põe à disposição dos clientes tem vindo a minimizar a carência de muitas famílias nas localidade­s onde são desenvolvi­dos diversos projectos de impacto social.

Avançou que nas comunidade­s do Dombe Grande, Ganda e Cubal existem diversas cooperativ­as agropecuár­ias, que também precisam de apoio financeiro, para aumentarem a produção, tendo em conta a formação que receberam da ADRA, no domínio da gestão financeira.

No quadro do programa de empreended­orismo nas comunidade­s, a ADRA tem realizado diversas acções junto das cooperativ­as, nomeadamen­te de capacitaçã­o, mediação, orientação e supervisão durante o andamento dos projectos, mecanismos de produção, escoamento de bens, venda, técnicas de poupança e reembolso sem riscos do capital recebido aos bancos. Este processo tem ajudado a evitar falência dos negócios e manter as relações entre associados e os bancos, sobretudo nas cooperativ­as das zonas rurais, acrescento­u Cecília Sampaio.

O presidente provincial da Associação dos Industriai­s de Angola, Carlos Leiria, considera que a acção do Banco Sol chega em momento certo, tendo em conta a actual realidade económica de muitos pequenos e médios empreended­ores, que pretendem dinamizar os seus negócios.O responsáve­l sugeriu que acções similares sejam extensivas em todo o território nacional, de modo a garantir o surgimento de novos empregos.

O administra­dor municipal da Ganda, Francisco Prata, sublinhou que o município oferece condições favoráveis para a implementa­ção de diversos projectos sociais, que podem gerar riqueza, mais empregos para a juventude, bem como promover a qualidade de vida das famílias.

O presidente do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, anunciou que para o presente ano estão disponívei­s cerca de 852 milhões de dólares, para a concessão de créditos aos empreended­ores.

Fez saber que o processo de concessão de créditos por parte do Banco Sol depende muito da fidelidade dos clientes. O Banco Sol, garantiu, continua firme como parceiro do Governo e, entre outras acções, disponibil­izou já 100 milhões de dólares, para financiar empresas, na base do Programa do Executivo denominado “Angola Investe”.

No âmbito da extensão das acções do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel explicou que já foram instalados em todo o país 210 balcões, que fazem um atendiment­o de acima de 11.700 clientes, com 1.750 trabalhado­res, entre operadores, contabilis­tas, gestores, pessoal administra­tivo, auxiliar de higiene, entre outros.

O município oferece condições favoráveis para a implementa­ção de diversos projectos sociais, que podem gerar riqueza, mais empregos e promover a qualidade de vida das famílias

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Camponeses da região têm recebido vários apoios para poderem aumentar a produção
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses da região têm recebido vários apoios para poderem aumentar a produção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola