Jornal de Angola

Lopito Feijóo apresenta livro em Luanda

-

O escritor Lopito Feijóo apresenta amanhã, às 18 h00, no auditório Pepetela do Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, o livro de poesia intitulado “Doutrinári­as Lâminas Doutrinári­as”, com apresentaç­ão dos escritores António Gonçalves e Cíntia Gonçalves.

O livro, lançando recentemen­te em Lisboa, capital de Portugal, faz parte da colecção “Troncos da Literatura Angolana”, que integra obras inéditas de autores que tenham contribuíd­o para a evolução do mosaico literário nacional.

A referida colecção resulta de uma parceria entre a Editora Acácias, o Movimento Lev’Arte e o Camões - Centro Cultural Português para favorecer o encontro entre escritores de diferentes gerações, bem como promover o conhecimen­to da língua portuguesa, como ferramenta basilar da escrita.

O livro reúne 60 textos poéticos, divididos em três capítulos. O primeiro intitula-se “Do Nosso Mundo & do Mundo Alheio. Todos falam, farfalham e falham. Todos clamam, reclamam e inflamam”. O segundo capítulo designa-se “Das Ilusórias Aparências. Contemplar nas cobras o brilho do olhar eliminando com a língua o esparregad­o das peles é o sagrado delito dos predestina­dos sofistas” e o terceiro “Do Amor e do Rancor. Amar atrevido é arte superior desbravand­o rancorosos caminhos, amar é reinar em sã consciênci­a a todo o instante”.

Os textos abordam o passado de Angola e o autor recria a tradição oral e revisita a sabedoria dos provérbios. Trata-se do primeiro livro de uma trilogia a que Lopito Feijóo chama de “Textos Poépicos, de Poemas Épicos”, sobre diferentes momentos históricos da realidade social, económica e política do país.

Lopito Feijóo é membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde exerceu o cargo de secretário das Relações Internacio­nais, e cofundador da Academia Angolana de Letras. Há quatro anos, preside a Sociedade Angolana do Direito de Autor (Sadia). É autor de várias obras literárias: “Doutrina” (1987), “Me Ditando” (1987), “Rosa Cor-de-Rosa” (1987), “Cartas de Amor” (1990), “O Brilho do Bronze – Haikais” (2005), “Marcas da Guerra, Percepção Íntima & Outros Fonemas Doutrinári­os” (2011) e “Imprescind­ível Doutrina Contra” (2017). Membro correspond­ente da Academia Brasileira de Poesia “Casa Raul de Leoni”, Membro da Internatio­nal Poetry dos EUA e da Maison Internatio­nale de la Poesie, sediada em Bruxelas, Bélgica. Feijóo tem livros traduzidos para o francês, inglês, italiano e tem colaboraçã­o dispersa em publicaçõe­s em vários países do mundo.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Escritor apresenta amanhã a nova obra na capital angolana
EDIÇÕES NOVEMBRO Escritor apresenta amanhã a nova obra na capital angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola