Jornal de Angola

Terramoto na Indonésia soma vítimas

-

O número de vítimas mortais do terramoto seguido de um tsunami nas Celebes, Indonésia, aumentou para 1.763, anunciou a Agência Nacional de Gestão de Desastres.

De acordo com porta-voz daquela agência, Sutopo Purwo Nugroho, há mais de cinco mil pessoas desapareci­das.

O terramoto de magnitude 7.5 e o tsunami que se registou posteriorm­ente atingiram a costa da ilha Celebes, no norte do arquipélag­o indonésio, há nove dias. A Indonésia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona de grande actividade sísmica e vulcânica onde todo o ano, se registam cerca de sete mil terramotos, a maioria moderados.

Onze mortos no Haiti

Por outro lado, pelo menos onze pessoas morreram na sequência do sismo de magnitude 5,9, que abalou ontem a costa norte do Haiti.

“O balanço, até ontem, era de 11 mortos e cem feridos”, disse o porta-voz do Governo do Haiti, Eddy Jackson Alexis, citado pela agência de notícias francesa AFP. O primeiromi­nistro do Haiti, Jean Henry Ceant, anunciou na sua conta no Twitter que as autoridade­s criaram um comité de crise, que inclui vários ministério­s, para coordenar os trabalhos de emergência.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista a actividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro do sismo a 15 quilometro­s de profundida­de.

Em 2010, um terramoto devastou o Haiti e fez mais de 300 mil mortos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola