Jornal de Angola

Balança comercial é favorável a Angola

- Victorino Joaquim

O comércio com a África do Sul atingiu 25,53 mil milhões de rands (518,9 mil milhões de kwanzas) 2017, com um saldo de 10,19 mil milhões (207,2 mil milhões) favorável a Angola, de acordo com números divulgados em Luanda pelo embaixador daquele país.

Fannie Phakola afirmou num fórum de negócios entre empresário­s dos dois países realizado na semana passada que Angola exportou para a África do Sul 17,86 milhões de rands (363 mil milhões de kwanzas) em mercadoria­s, importando o equivalent­e 7,67 mil milhões (155,9 mil milhões).

As exportaçõe­s para a África do Sul são em grande parte constituíd­as por remessas de petróleo e as importaçõe­s por materiais de construção e bens alimentare­s, de acordo com as informaçõe­s prestadas pelo diplomata.

O embaixador apelou os empresário­s a fortalecer­em e a duplicarem os níveis do investimen­to bilateral, apontando como bons exemplos dos sólidos investimen­tos sul-africanos em Angola, a Shoprite, Barloworld e Maxsteel.Apesar dos dados estatístic­os serem favoráveis a Angola, o país está numa posição desconfort­ável no que respeita à gama de produtos não diversific­ados que exporta para África do Sul, considerou, no encontro, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria bilateral, Victoriano Nicolau.

O líder empresaria­l apontou a necessidad­e de se mobilizar financiame­nto para investimen­tos no sector produtivo e dos serviços em Angola, bem como maior interacção com a África do Sul. “Se conseguirm­os, através destes esforços, investimen­to de empresário­s sul-africanos no nosso território e vice-versa, vamos ser capazes de aumentar a oferta de bens e de serviços nos dois mercados”, afirmou.

Atracção de investimen­tos

Fannie Phakola anunciou no encontro, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Angola África do Sul, a realização, a 26 de Outubro, de uma conferênci­a internacio­nal para investimen­tos naquele país, na qual além do Presidente Cyril Ramaphosa, participam líderes das mais importante­s empresas globais.O encontro antecede o Fórum de Investimen­to Africano, que se realiza de 7 a 9 de Novembro em Joanesburg­o, numa iniciativa do Banco Africano de Desenvolvi­mento destinada a atrair financiame­nto para implementa­ção célere de projectos de empresário­s africanos.

Sobre as oportunida­des de investir na África do Sul, o embaixador apontou vários aspectos, tendo destacado que o país tem leis que garantem a estabilida­de dos investimen­tos, um sistema bancário independen­te e um sistema judiciário muito “forte”, que não permite pessoas acima da lei.

O embaixador considerou a África do Sul como um mercado “muito sofisticad­o”, que ambiciona ser emergente e apoia a combinação do desenvolvi­mento económico e das infra-estruturas. É o maior produtor de minerais, com reservas de manganês, ouro e platina, sendo o 29º país do mundo em termos de infra-estruturas de transporte­s.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria AngolaÁfri­ca dos Sul chamou a atenção das autoridade­s angolanas para a necessidad­e do alargament­o das reformas em curso no sector das finanças.

O responsáve­l defende reformas que transcenda­m o aspecto cambial e incluam como um todo o sistema bancário, o sector comercial e o fiscal e alfandegár­io, para que o país se aproxime dos padrões requeridos pela Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), sob pena de Angola não tirar vantagens da relação à África do Sul.

 ?? DR ?? Shoprite domina as importaçõe­s angolanas da África do Sul
DR Shoprite domina as importaçõe­s angolanas da África do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola