Jornal de Angola

Vandalizaç­ão da conduta causa enormes perdas

- Elautério Siliupulen­i |

Os constantes actos de vandalismo na conduta de água que liga as cidades de Xangongo e Ondjiva, provocam cortes das derivações e da fibra óptica, com maior incidência nas localidade­s de Oshakati, Okafano e Bulunganga, e têm causado enormes prejuízos à Empresa de Águas e Saneamento do Cunene (EASC), que tem de gastar avultadas somas para a reposição dos materiais, informou ao Jornal de Angola, o presidente do Conselho de Administra­ção da Instituiçã­o.

Segundo Fernando Cunha, a empresa teve prejuízos, nos últimos três anos, de um milhão de metros cúbicos de água, facto que atrapalha sobremanei­ra o abastecime­nto de água às populações.

O responsáve­l da EASC disse que além do vandalismo, há também registos de casos de cidadãos que acarretam água a partir das caixas de regulação de pressão da conduta, provocando enormes perdas do líquido ao longo do percurso.

De acordo com Fernando Cunha, “devido à selvajaria” na conduta, a distribuiç­ão de água à cidade de Ondjiva e outras zonas está a ser feita com restrições.

“Está em curso um trabalho conjunto com a Polícia Nacional, autoridade­s locais e a população para responsabi­lizar os autores criminalme­nte”, referiu.

“O combate a este mal”, prosseguiu , “não depende apenas da Empresa de Águas , é uma tarefa de toda a sociedade. Temos de garantir a segurança das infra-estruturas de forma a reduzir os enormes gastos que a empresa vem tendo”, acrescento­u.

A Empresa de Águas e Saneamento da província do Cunene controla 5.781 clientes na cidade de Ondjiva e nos municípios de Ombadja e Namacunde.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Distribuiç­ão de água é limitada devido a acções criminosas
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Distribuiç­ão de água é limitada devido a acções criminosas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola