Jornal de Angola

Pepetela apresenta em Portugal o mais recente romance

-

Pepetela apresentou, no Festival Escritaria, em Penafiel, cidade portuguesa no distrito do Porto, o seu mais recente romance, “Sua Excelência, de Corpo Presente”, uma obra que se enquadra, segundo o autor, num ciclo novo que se está a abrir em África.

No dia em que foi recebido em Penafiel no Festival de Escritaria - que decorreu de 1 a 7 deste mês, para uma homenagem, o escritor referiu que a narrativa de “Sua Excelência, de Corpo Presente” não “trata só de Angola”.

“Realmente, é uma história que poderá se passar em qualquer país africano, a sul do Saara”, frisou, recordando que se está a viver uma fase “que vem depois daquele ciclo que foi desaparece­ndo, de partido único e de chefes muito autoritári­os”, afirmou.

Esta obra, como o escritor também admitiu em Óbidos, uma vila portuguesa, do distrito de Leiria, pode ser o seu último livro sobre a realidade histórica angolana.

A narrativa aborda as conturbada­s últimas décadas de um país africano, recordadas pelo seu presidente defunto, deitado num caixão forrado a cetim branco, num enorme salão cheio de flores, e que, apesar de morto, vê, ouve e pensa.

“Este livro é capaz de ser mesmo o último [sobre a história contemporâ­nea de Angola], porque está a ser muito difícil gerir o pós-escrita”, afirmou, no Folio - Festival Literário Internacio­nal de Óbidos.

Pepetela, nascido há 76 anos em Benguela, acrescento­u que este foi, “de todos [os seus] livros, o mais difícil de escrever”, tendo demorado “seis anos” a fazê-lo.

Em Penafiel, acrescento­u que motivos de saúde obrigaram a escrever o livro de pé, o que se tornou muito cansativo e, admitiu, acabou por acelerar a necessidad­e de acabar a obra.

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos “Pepetela”, nasceu no dia 29 de Outubro de 1941 em Benguela.

 ??  ??
 ?? DR ?? Novo romance do escritor apresentad­o em Portugal
DR Novo romance do escritor apresentad­o em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola