Mé­to­do de vo­ta­ção e con­tro­lo do fi­chei­ro elei­to­ral en­som­bram pro­ces­so

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

A di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos das elei­ções au­tár­qui­cas em Mo­çam­bi­que co­me­çou a ser fei­ta on­tem pe­los ór­gãos elei­to­rais dis­tri­tais e não na In­ter­net. O por­tal con­jun­to do Se­cre­ta­ri­a­do Téc­ni­co de Ad­mi­nis­tra­ção Elei­to­ral (STAE) e da Co­mis­são Na­ci­o­nal de Elei­ções (CNE) on­de co­me­çou a ser di­vul­ga­da a con­ta­gem não mos­tra evo­lu­ção nos mu­ni­cí­pi­os apu­ra­dos des­de quin­ta-fei­ra.

No por­tal, man­tém-se a in­for­ma­ção de que es­tão pro­ces­sa­das 21 das 53 au­tar­qui­as, com a Fren­te de Li­ber­ta­ção de Mo­çam­bi­que (Fre­li­mo), par­ti­do no po­der, a ven­cer em 20, per­den­do nu­ma de­las, Chiu­re, pa­ra a Re­sis­tên­cia Na­ci­o­nal Mo­çam­bi­ca­na (Re­na­mo), prin­ci­pal par­ti­do da opo­si­ção.

No en­tan­to, ou­tra con­ta­gem pa­ra­le­la de pla­ta­for­mas de ob­ser­va­ção in­di­ca que há mais au­tar­qui­as apu­ra­das e que a Fre­li­mo, ape­sar de man­ter o do­mí­nio do ma­pa, de­ve­rá per­der mu­ni­cí­pi­os pa­ra a Re­na­mo.

O por­ta-voz da CNE, Pau­lo Cui­ni­ca, dis­se on­tem à im­pren­sa que foi de­ci­di­do que a di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos se­gui­ria o for­ma­to re­gu­la­men­ta­do e idên­ti­co ao de elei­ções an­te­ri­o­res, pas­san­do pe­los ór­gãos de ad­mi­nis­tra­ção in­ter­mé­dia.

A ac­tu­a­li­za­ção da con­ta­gem na In­ter­net foi fei­ta na ma­nhã de quin­ta-fei­ra até à di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos pro­vi­só­ri­os pe­los ór­gãos na­ci­o­nais da CNE e STAE, ca­ben­do aos ór­gãos a ní­vel dis­tri­tal pro­mo­ver a di­vul­ga­ção, acres­cen­tou Cláu­dio Lan­ga, por­ta-voz do STAE. Só de­pois os da­dos se­rão agre­ga­dos na to­ta­li­da­de a ní­vel na­ci­o­nal, o que se pre­vê que pos­sa acon­te­cer den­tro de du­as se­ma­nas, acres­cen­tou ou­tra fon­te li­ga­da ao pro­ces­so.

DR

Mo­çam­bi­ca­nos ele­ge­ram os re­pre­sen­tan­tes do po­der lo­cal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.