Po­lí­cia bra­si­lei­ra in­ves­ti­ga Ngue­ma

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

A Po­lí­cia Fe­de­ral do Bra­sil de­sen­ca­de­ou a “Ope­ra­ção Sal­vo Con­du­to” e cum­pre se­te man­da­dos de bus­ca re­la­ci­o­na­dos com a apre­en­são de 16 mi­lhões de dó­la­res nor­te­a­me­ri­ca­nos em dinheiro e em re­ló­gi­os de lu­xo que es­ta­vam em ma­las trans­por­ta­das pe­la co­mi­ti­va do Vi­ce-Pre­si­den­te da Gui­né Equa­to­ri­al, Te­o­do­ro Ngue­ma Obi­ang, no dia 14 de Se­tem­bro.

Nes­se dia, fo­ram apre­en­di­das com a co­mi­ti­va ma­las com 20 re­ló­gi­os com di­a­man­tes ava­li­a­dos em 15 mi­lhões de dó­la­res e 1,4 mi­lhões de dó­la­res e 55 mil re­ais em dinheiro no Aeroporto de Vi­ra­co­pos, em Cam­pi­nas, es­ta­do de São Pau­lo.

As bus­cas vão ser fei­tas nas ci­da­des de São Pau­lo, Hor­to­lân­dia, Jun­di­aí (to­das no es­ta­do de São Pau­lo), ten­do as or­dens ju­di­ci­ais si­do ex­pe­di­das pe­la 6ª Va­ra Cri­mi­nal da Jus­ti­ça Fe­de­ral em São Pau­lo.

Te­o­do­ro Ngue­ma Obi­ang te­ve an­te­ri­or­men­te pro­ble­mas com a Po­lí­cia bra­si­lei­ra. O pri­mei­ro inqué­ri­to po­li­ci­al foi ins­tau­ra­do em Mar­ço de 2008, de­pois do en­vio de in­for­ma­ções do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral, no mês an­te­ri­or, pa­ra que a Po­lí­cia Fe­de­ral ini­ci­as­se uma in­ves­ti­ga­ção pa­ra apu­rar um ale­ga­do cri­me de la­va­gem de dinheiro por in­dí­ci­os de ocul­ta­ção de propriedade re­la­ci­o­na­da com a com­pra, nes­se ano, de um apar­ta­men­to du­plex lo­ca­li­za­do no bair­ro dos Jar­dins, em São Pau­lo.

O se­gun­do inqué­ri­to po­li­ci­al foi ins­tau­ra­do no dia 20 de Se­tem­bro des­te ano, após a apre­en­são re­a­li­za­da seis di­as an­tes pe­la Re­cei­ta Fe­de­ral. Os bens fo­ram tra­zi­dos do es­tran­gei­ro sem a de­cla­ra­ção obri­ga­tó­ria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.