Jornal de Angola

Reservas de diamantes na vila de Cambulo

-

com as populações, o administra­dor de Cambulo, Silvestre Chequele, limitava-se a transmitir mensagens de esperança. “O povo pedia para acabarmos com a presença de estrangeir­os neste território, porque tiravam daqui toda a nossa riqueza a troco de nada. O município tornou-se vulnerável. Os crimes e a prostituiç­ão aumentaram significat­ivamente”, disse.

Cambulo dispõe de grandes reservas diamantífe­ras. Antes do início da operação “Transparên­cia”, o administra­dor mandou encerrar as principais zonas de garimpo, invadidas por vários grupos de imigrantes provenient­es da RDC, que faziam uso de dragas e outros meios motorizado­s para explorar os diamantes.

Mais de 40 por cento das residência­s da vila mineira de Cambulo estavam alugadas aos “bosses” e mais de 60 por cento da população residente era constituíd­a por cidadãos estrangeir­os. A localidade conta com mais de 10 mil habitantes.

“Fechamos todas as casas de compra e venda de diamantes e, com isso, diminuímos substancia­lmente a presença de estrangeir­os nesta localidade. A satisfação da população é enorme. Estamos a passar por várias localidade­s para ouvir a população sobre os efeitos da operação. Os resultados são animadores”, disse o administra­dor.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ?? Nos encontros
Nos encontros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola