Jornal de Angola

Biya vence eleições com larga maioria

-

A Comissão Nacional Eleitoral dos Camarões anunciou oficialmen­te na segundafei­ra, ao fim da noite, que Paul Biya foi o vencedor das eleições presidenci­ais de 7 de Outubro, contabiliz­ando um total de 71,28 por cento dos votos.

Este anúncio, que já era esperado dados os recentes desenvolvi­mentos relacionad­os com fugas de informação sobre os números revelados ao longo da contagem, foi contestado pela oposição que já anunciou a intenção de recorrer junto do Conselho Constituci­onal.

No segundo lugar, ficou o principal líder da oposição, Maurice Kamto, que conseguiu 14,23 por cento na preferênci­a de voto dos camaronese­s. Segundo o relatório apresentad­o pela comissão eleitoral ao Conselho Constituci­onal, os resultados foram obtidos depois de três contagens e com bases nos dados recolhidos nas diferentes assembleia­s de voto espalhadas pelo país.

A oposição contesta o teor do relatório e refere que nele não é feita referência às “provas apresentad­as” e que têm a ver com “irregulari­dades factuais” cometidas em dezenas de mesas de voto.

Segundo a oposição, surgiram casos em que foram mais os votos registados nos boletins oficiais do que o número de pessoas que estavam recenseada­s.

Por essa razão, alguns dos delegados dos partidos da oposição, credenciad­os junto da comissão eleitoral, recusaram-se a assinar o relatório final, estando já a trabalhar para aproveitar o prazo de dez dias, a partir de hoje, para formalizar­em os seus recursos junto do Conselho Constituci­onal.

 ?? DR ?? Oposição anuncia recurso contra a vitória de Paul Biya
DR Oposição anuncia recurso contra a vitória de Paul Biya

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola