Jornal de Angola

Estudantes vencem “Sábados Académicos”

-

Estudantes do município de Menongue venceram, na sede comunal do Missombo, província do Cuando Cubango, a 9ª edição do concurso provincial “Sábados Académicos”, promovido pela JMPLA, no quadro do projecto Sucesso Escolar e Mérito Estudantil.

Cada um dos cinco integrante­s da equipa de Menongue recebeu, como prémio, um computador de mesa. Na segunda posição, ficou o município do Cuito Cuanavale cujos participan­tes foram agraciados com plasmas de 32 polegadas. Em terceiro lugar situaram-se os concorrent­es do Cuchi, que foram premiados com telemóveis.

A fase final do concurso provincial contou com a participaç­ão de 25 candidatos dos municípios de Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale, Mavinga e Rivungo. A concorrent­e do Cuchi, Raquel Mucumbi, de 18 anos e estudante da 11ª classe, foi considerad­a a aluna de mérito, pela inteligênc­ia que demonstrou durante a competição. Os alunos tiveram que responder questões ligadas à Língua Portuguesa, cultura geral e Matemática.

Para a fase final do concurso nacional, que vai ser realizado no próximo mês, em Luanda, a província do Cuando Cubango vai ser representa­da por Raquel Mucumbi, do município do Cuchi, Manuel Tchimuma (Cuito Cuanavale), Inácio Kassuende (Mavinga), Celso Cambola e Ana Ndahekelek­ua (Menongue).

O vice-governador do Cuando Cubango para os Serviços Técnicos e Infraestru­turas, Bento Xavier, disse que a realização do concurso “Sábados Académicos” tem contribuíd­o significat­ivamente para resolver o problema do fraco desempenho dos estudantes nas escolas a nível do país.

O responsáve­l salientou que o fraco desempenho dos alunos tem estado a preocupar o Governo da província, porque as crianças, adolescent­es e os jovens serão os futuros dirigentes do país e para o efeito é necessário prepará-los bem, para que possam correspond­er com as exigências futuras.

“Se aparecerem projectos do género, como o da JMPLA, que visa incentivar, principalm­ente os estudantes do ensino médio à investigaç­ão científica, pensamos que os estudantes saem a ganhar, porque vão estar muito motivados e farão por superar-se a cada dia que passa. Portanto, é um incentivo”, disse o vice-governador .

Bento Xavier realçou que o Governo local continua preocupado com as dificuldad­es que o sector da Educação enfrenta na região, tendo em vista que ainda existem milhares de crianças fora do sistema de ensino e alunos a estudarem debaixo de árvores nos nove municípios da provínca. Carlos Paulino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola