Jornal de Angola

Roubo de cabos eléctricos deixa bairros sem energia

A polícia promete prender os indivíduos que vandalizar­am as infra-estruturas eléctricas e levá-los à barra do tribunal

- Justino Vitorino/Huambo

Várias artérias da cidade do Huambo, concretame­nte nos bairros das Cacilhas, Sassonde e Cambiote estão sem energia eléctrica desde o fimdeseman­a, por terem sido roubados vários cabos eléctricos na linha de transporte.

O director provincial da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE), José da Cunha, disse à imprensa que foram subtraídas enormes quantidade­s de cabos eléctricos e material diverso cuja reposição vai custar aos cofres da empresa largos milhares de kwanzas.

“Foi uma acção bem concertada , que visou criar instabilid­ade no seio das populações dos bairros afectados e consequent­emente o aumento da delinquênc­ia. Não está a ser fácil lidar com a situação, mas estamos a envidar esforços para restabelec­ermos, o mais depressa possível, o fornecimen­to de energia nos bairros afectados”, disse José da Cunha.

Vários bairros dos municípios do Huambo e da Caála têm sido alvo de acções de vandalismo em infra-estruturas eléctricas, facto que tem criado enormes prejuízos à ENDE. “Somos confrontad­os com situações que não fazem parte da nossa estratégia funcional. Portanto, quando temos de comprar materiais para repor os que roubaram isso cria-nos transtorno­s financeiro­s”, sublinhou o responsáve­l da ENDE no Huambo.

O porta-voz da Polícia Nacional na província , Martinho Satito, disse que os Serviços de Investigaç­ão Criminal trabalham incessante­mente para localizar a rede de vândalos. “Já temos o rasto dos grupos que se dedicam a este tipo de crime. Num futuro não muito distante, vamos apresentar estes prevaricad­ores e leválos à barra do tribunal,” disse.

“Foi uma acção bem concertada , que visou criar instabilid­ade no seio das populações dos bairros afectados e consequent­emente o aumento da delinquênc­ia

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Várias artérias da cidade do Huambo estão privadas de energia eléctrica
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Várias artérias da cidade do Huambo estão privadas de energia eléctrica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola