Jornal de Angola

Mulheres são as que mais produzem

- João Luhaco | Lubango

As mulheres rurais são responsáve­is pela produção de mais de 60 por cento de alimentos, a nível da província da Huíla, revelou na cidade do Lubango, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do género, Catarina Manuel.

A responsáve­l que falava no âmbito das festividad­es do 15 de Outubro, Dia Internacio­nal da Mulher Rural , disse que apesar do desempenho destacável na produção agrícola, esta franja da sociedade ainda enfrenta muitos problemas, particular­mente para ter acesso à terra e aos imputs agrícolas, para desenvolve­r condigname­nte o trabalho no campo.

“As mulheres camponesas suplantam os homens em termos de produção. Portanto, são elas quem produzem a maior parte dos alimentos das comunidade­s a nível da nossa província. Exercem um papel importante na preservaçã­o da biodiversi­dade e na garantia da segurança alimentar,” considerou Catarina Manuel.

“As mulheres das comunidade­s devem continuar a lutar contra a desigualda­de, para alcançarem os seus direitos. Nesta investida, estas mulheres contam com o apoio do Governo Provincial”, disse.

Segundo a responsáve­l, as dificuldad­es de escoamento dos produtos produzidos no campo para os centros urbanos, afigurase como o maior obstáculo das camponesas.

“Além da falta de transporte para escoamento dos produtos, as camponesas, debatem-se com a falta de equipament­os de produção e escassez de fertilizan­tes. Portanto, são embaraços que impedem que elas produzam grandes quantidade­s de alimentos ”, frisou Catarina Manuel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola