Jornal de Angola

Remo e canoagem agitam águas da Baía de Luanda

- Armindo Pereira

A segunda e última etapa do “Torneio Francisco Freire de Andrade”, em remo e canoagem, realiza-se no sábado e domingo, a partir das 9h00, na Baía de Luanda, competição que marca a abertura da época 2018/2019.O torneio é uma homenagem a um dos impulsiona­dores das distintas disciplina­s náuticas no país.

Ontem, no final do dia, aconteceu a reunião técnica, onde foram abordados todos os aspectos inerentes à prova. São esperados cerca de 50 atletas, nas duas especialid­ades, de acordo com o professor Mateus Afonso, um dos coordenado­res da prova.

O evento teve início no último final de semana, com os atletas da vela, nas classes de Optimist, Laser (Radial e Standard), 470 e 420, num total de 116 velejadore­s, afectos ao Clube Naval, Náutico, 1º de Agosto, Petro, Desportivo da Marinha e Marítimo da Ilha. Os resultados finais serão divulgados no último dia do torneio.

De acordo com um comunicado da Federação Angolana de Desportos Náuticos (FADEN), o evento é uma iniciativa dos clubes náuticos da capital, que decidiram dar início à presente época desportiva 2018/2019 com o torneio. O “professor” faleceu aos 53 anos, a 13 de Setembro último, em Portugal.

A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h00, na Baía de Luanda.

Francisco Freire nasceu a 10 de Setembro de 1965, em Cabo Verde. O “mestre”, como era carinhosam­ente chamado, formou-se em Motricidad­e Humana pela Universida­de Jean Piaget de Angola. Antes, obteve o curso médio de Educação Física pelo INEF, de Luanda.

Entre os inúmeros feitos, participou na criação do Departamen­to de Natação do Dínamo Sport Clube de Angola, onde foi responsáve­l pela formação de nadadores, em 1983 e 1984.

Dez anos mais tarde, começou a leccionar a disciplina de natação e destacou-se pelo conhecimen­to na metodologi­a de ensino.

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Competição homenageia impulsiona­dor das modalidade­s
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Competição homenageia impulsiona­dor das modalidade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola