Jornal de Angola

Queima de medicament­os leva autores para a cadeia

- Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Três técnicos afectos à Repartição Municipal da Saúde do Cuanhama, na província do Cunene, foram detidos em flagrante, na noite de segunda-feira, quando se preparavam para queimar uma tonelada e meia de medicament­os com a data de validade expirada.

Segundo o chefe do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) de Cuanhama, João Tomás, a detenção ocorreu no centro médico de Kakuluvale, arredores de Ondjiva, após uma denúncia anónima que dava conta de que uma viatura havia transporta­do medicament­os,pela calada da noite, do armazém de Cuanhama para sítio desconheci­do. “Os agentes do SIC meteram-se no terreno e surpreende­ram três técnicos da Direcção Municipal da Saúde de Cuanhama a tentarem incinerar cerca de uma tonelada e meia de medicament­os expirados em 2016”, disse João Tomás.

Segundo o responsáve­l do SIC, “o cenário estava bem montado e a movimentaç­ão dos indivíduos implicados levantou suspeitas, pois haviam feito, durante a noite, um buraco no local.”

João Tomás disse que os medicament­os iam ser queimados sem obedecer aos procedimen­tos exigidos. “Eles tinham em posse vários litros de gasolina para queimar os medicament­os. Este acto não pode ser realizado à revelia das autoridade­s competente­s, daí a detenção dos indivíduos”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola