Jornal de Angola

Aldeia do Bié quer elevação à comuna

- Matias da Costa | Cuito

A comunidade da aldeia de Cangala, no município do Chinguar, província do Bié, pede às autoridade­s administra­tivas que na esteira do processo de implementa­ção das autarquias se criem instrument­os legais que viabilizem a elevação da localidade à categoria de comuna.

O desejo foi manifestad­o na abertura do ano agrícola 2018-2019 que decorreu na aldeia da Cangala, acto presidido pelo ministro da Agricultur­a e Florestas, Marcos Nhunga, e testemunha­do por governador­es provinciai­s e responsáve­is ministeria­is.

A comunidade, representa­da pelas cooperativ­as e associaçõe­s de camponeses, realça que a região está engajada nas tarefas inerentes ao processo agrícola. Cangala, disse, é recordista das actividade­s comerciais da província onde pontificam os produtos agrícolas distribuíd­os em vários mercados.

Outro pedido feito pela população da Cangala é a reabilitaç­ão das estradas secundária­s e terciárias com acesso aos campos agrícolas, para facilitar o escoamento de toneladas de produtos diversos que, em várias circunstân­cias, acabam por se estragar no local da colheita.

Em igualdade de circunstân­cias está a melhoria progressiv­a da oferta dos serviços sociais básicos como escolas, hospitais e o fornecimen­to de água potável, ainda que não à altura do desejado.

O governador do Bié, Pereira Alfredo, reiterou a força produtora da região e pediu ao Ministério da Indústria a ajudar com meios tecnológic­os para a província concorrer na transforma­ção dos produtos do campo.

A ministra da Indústria, Bernarda Martins, disse que pequenas indústrias de café já começaram a ser instaladas no município do Andulo. O Ministério, salientou, vai, gradualmen­te, dar sequência aos projectos de industrial­ização e colmatar a necessidad­e que se constata nas províncias do interior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola