Jornal de Angola

Estados Unidos e Vietname reforçam cooperação militar

-

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, está desde ontem no Vietname para fortalecer os laços de cooperação na segurança regional, noticiou a EFE.

Mattis disse aos jornalista­s que o Vietname está a crescer como “parceiro” dos EUA em matéria de defesa, o que explica que tenha visitado o país duas vezes este ano, após a sua estadia em Hanói, em Janeiro. A viagem faz parte do plano dos EUA de incluir o Vietname numa rede de cooperação em Defesa para lidar com “desafios actuais na segurança regional, incluindo as acções da China no Mar da China Meridional”, segundo o professor emérito da Universida­de de Nova Gales do Sul, Carlyle Thayer.

Vietname e China disputam com Brunei, Filipinas, Malásia e Taiwan a soberania total ou parcial das ilhas Spratly e Paracel, uma polémica disputa que se transformo­u num dos principais focos de tensão do sudeste asiático. Thayer afirmou que Mattis também irá pedir ao Vietname um apoio firme às sanções da ONU contra o Governo da Coreia do Norte.

O secretário norte-americano da Defesa vai visitar a antiga base aérea americana de Bien Hoa, onde a Agência de Cooperação dos EUA (Usaid) lançou um projecto para a descontami­nação do herbicida tóxico agente laranja.

“Os EUA cumprem a promessa de remediar parte do passado. Entre os dois países, respeitamo­s o passado, mas também olhamos para o futuro. E o legado da guerra tornou-se numa base para a nossa cooperação em Defesa”, declarou Mattis.

James Mattis realiza esta visita antes de viajar para Singapura, onde na próxima quinta-feira começa a reunião ministeria­l de Defesa da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola