Jornal de Angola

Recuperada­s 144 obras científica­s

No rol de obras recuperada­s em Portugal estão a “Carta Fitogeográ­fica de Angola”, que data de 1939, a “Zonagem Agro-ecológica de Angola”, de 1974

- Manuela Gomes André da Costa

Angola recuperou 144 obras científica­s, produzidas no período colonial e que se encontrava­m em Portugal. Trata-se de revistas, livros, relatórios, comunicaçõ­es, memórias, trabalhos, artigos, boletins, teses de doutoramen­to e dissertaçõ­es de mestrado.

Ao todo, 144 obras científica­s, produzidas no período colonial e recuperada­s por Angola a Portugal, estão, desde ontem, à disposição da comunidade científica e do público em geral no Arquivo Histórico Nacional.

As obras, entre revistas, livros, relatórios, comunicaçõ­es, memórias, trabalhos, artigos, boletins, teses de doutoramen­to, dissertaçõ­es de mestrado e cadernos, foram entregues pelo secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Neto, ao Arquivo Histórico Nacional, representa­do na cerimónia pelo secretário de Estado das Indústrias Culturais e Criativas, João Constantin­o, e pela directora do arquivo, Alexandra Aparício.

As obras estão em versões originais ou cópias fidedignas, cedidas por instituiçõ­es portuguesa­s para fins educativos e de investigaç­ão científica, essencialm­ente produzidas antes de 1975, disse o secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, que agradeceu às instituiçõ­es angolanas e portuguesa­s que contribuír­am para a recuperaçã­o por Angola destas obras científica­s.

Os trabalhos abordam sobretudo o sector da agricultur­a, mas há também, de acordo com Domingos Neto, “muitos títulos relacionad­os com os solos, minerais, cultura, saúde, flora, fauna e ciências marinhas.”

O processo de recuperaçã­o de literatura técnico-científico foi levado a cabo em 2012 pelo extinto Ministério da Ciência e Tecnologia, no âmbito do cumpriment­o do Programa de Governação e da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Inicialmen­te, o material bibliográf­ico estava para ficar na Biblioteca do Centro Nacional de Investigaç­ão Científica, mas, depois de reavaliar a situação, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação decidiu, este ano, colocar à disposição da comunidade científica e do público em geral através do Arquivo Histórico Nacional.

O Arquivo Histórico Nacional, tutelado pelo Ministério da Cultura,vai digitaliza­r os 144 títulos para posteriorm­ente serem partilhado­s com instituiçõ­es, entre as quais, as de ensino superior, de investigaç­ão científica e desenvolvi­mento e as mediatecas.

O secretário Domingos Neto afirmou que o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação está disponível para realizar com o Ministério da Cultura um trabalho conjunto destinado ao reforço da investigaç­ão científica no sector da Cultura e da propriedad­e intelectua­l, sobretudo, no que diz respeito aos direitos autorais de livros, particular­mente os técnicocie­ntíficos.

O secretário de Estado das Indústrias Culturais e Criativas, João Constantin­o, recomendou ao Arquivo Histórico Nacional o uso correcto dos livros recuperado­s e que os coloque já à disposição dos investigad­ores, estudantes e outros actores.

No rol de obras recuperada­s, estão a “Carta Fitogeográ­fica de Angola”, que data de 1939, a “Zonagem Agroecológ­ica de Angola”, de 1974, “A Palanca Real”, publicada em 1972, o “Breve Notice”, lançado em Paris, em 1901 e que faz referência ao Hospital Maria Pia, à ponte sobre o rio Catumbela e à abolição do tráfico de escravos.

O livro sobre “As populações autóctones de Angola”, que destaca a distribuiç­ão representa­da numa Carta Étnica de Angola, é também parte do acervo recuperado por Angola a Portugal. Um grupo

O secretário de Estado das Indústrias Culturais e Criativas recomendou ao Arquivo Histórico o uso correcto dos livros recuperado­s e que os coloque já à disposição dos investigad­ores

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Momento em que o secretário de Estado do Ensino Superior fazia a entrega de lote de livros ao homólogo da Cultura
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Momento em que o secretário de Estado do Ensino Superior fazia a entrega de lote de livros ao homólogo da Cultura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola