Jornal de Angola

Etiópia abre portas a africanos

-

A Etiópia criou, desde o dia 1 de Novembro, um visto de fronteira aos africanos que queiram visitar o país. O novo serviço destina-se a facilitar as viagens.

A Etiópia decidiu criar um visto de fronteira aos viajantes africanos que chegam ao país.

A política de visto de fronteira (dado à chegada) para viajantes africanos entrou em vigor no dia 1 de Novembro de 2018. De acordo com o TravelPuls­e.com, este novo serviço foi lançado recentemen­te pelo Governo etíope na Comissão da União Africana em Adis Abeba, onde embaixador­es africanos e o director executivo da companhia aérea etíope, Tewolde Gebremaria­m, estiveram presentes.

Gebremaria­m disse, na ocasião, que o novo serviço de visto de fronteira é importante para o desenvolvi­mento do país, pois vai promover o turismo continenta­l, o comércio e o investimen­to transfront­eiriço, aprofundan­do ainda mais a integração africana.

Gebremaria­m lembrou que a Etiópia tem uma das maiores rotas aéreas de África e esta iniciativa impulsiona­rá a companhia aérea nacional, além de trazer a África e o mundo juntos ao país.

“A Ethiopian Airlines tem estado ligado ao mundo há mais de sete décadas. Hoje, a Ethiopian Airlines voa para 60 destinos africanos e liga o continente a mais de 50 grandes cidades internacio­nais dos cinco continente­s e essa nova política de vistos de chegada facilitará ainda mais as viagens”, disse.

O visto à chegada é um tipo de visto que permite que os residentes de outros países no continente tenham um visto mais facilmente, recebendo-o no aeroporto no momento da chegada.

No início deste ano, a Etiópia também introduziu o serviço de visto electrónic­o, que permite que os visitantes internacio­nais solicitem um visto online e o recebam via e-mail.

Vários países de África, como Angola, Rwanda, Ilhas Maurícias, Senegal, estão isentos de visto, enquanto outros, como Gabão, Ghana e Turquia, adoptaram o regime de visto de chegada numa tentativa de impulsiona­r e promover o turismo continenta­l e internacio­nal.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed anunciou no princípio de Maio, durante um banquete oferecido pelo homólogo rwandês, Paul Kagamé, no final da visita efectuada àquele país a oferta deste serviço a todos os africanos. Na ocasião, Abiy disse que após a liderança do Rwanda, a Etiópia suprimiria os serviços de vistos de fronteira para todos os africanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola