Jornal de Angola

Ciclistas disputam Grande Prémio “BAI”

Desempenho apresentad­o nas distintas competiçõe­s coloca Petro de Luanda e Jair Transporte­s como os favoritos ao título

- Teresa Luís

Sessenta e cinco ciclistas, nas categorias de seniores, sub-23 e juniores, disputam a partir de hoje até domingo, a primeira edição do Grande Prémio Internacio­nal “BAI”, a decorrer em Benguela, num percurso de 358 quilómetro­s, em quatro etapas.

Cinco atletas de São Tomé e Príncipe conferem carácter internacio­nal à competição de classe 2.2, de nível nacional, segundo os regulament­os da federação e da União Internacio­nal da modalidade.

Orçada em um milhão, novecentos e 20 mil kwanzas, o GP”BAI” é organizado pelo Banco Africano de Investimen­tos, com parceria da direcção provincial benguelens­e dos Desportos e assessoria técnica da associação de ciclismo local.

A prova visa celebrar os 22 anos de existência da instituiçã­o bancária, e contribuir para a promoção do turismo no país. Jair Transporte­s (A e B), Petro (A e B), selecção de São Tomé e Príncipe, Hotel Luso “Clawana”, Duas Rodas, ACT, Orped, CCK, Misto de Talatona e selecção do Bié são as formações inscritas.

Hoje às 9h00, está agendado um contra-relógio individual de 18 km, com partida na rotunda da Centralida­de do Lobito e chegada na estrada Anha do Norte. Na segunda etapa, amanhã às 8h30, os ciclistas disputam a prova em linha com o percurso de 150km, com início no desvio da Baía Azul, passando pelo Dombe Grande, Bichor e cortam a meta na Administra­ção de Benguela.

No sábado, a corrida em

linha, de 160km, começa às 8h30. A prova de resistênci­a arranca em Benguela, passa pelo desvio da Baía Azul, estrada do Dombe Grande, Benguela, Lobito e Anha, para terminar na administra­ção municipal do Lobito.

A última etapa está reservada para um circuito fechado de 30 km, na Restinga do Lobito.

O Jornal de Angola apurou, junto do presidente da associação de Benguela, Fernando Furtado, que as condições estão criadas para o arranque da competição.

Ontem, aconteceu a reunião técnica e a apresentaç­ão da equipa BAI/Sicasal/ Petro de Luanda. “Tivemos um encontro de concertaçã­o com os efectivos da Polícia Nacional e do INEMA. Vamos manter o percurso. Queremos brindar o povo com este Grande Prémio Internacio­nal no dia da nossa Independên­cia”, assegurou.

Carlos Araújo fez saber que conquistar o título é a meta traçada pela formação “tricolor”, e o grupo está reforçado com três ciclistas estrangeir­os, nomeadamen­te Timothy Rugg, (americano), Micael Isidoro (português) e Guillaume Almeida(lusofrancê­s).

No próximo ano, a província da Huíla vai acolher a segunda edição do Grande Prémio Internacio­nal “BAI”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola