Jornal de Angola

Os servidores públicos e os cidadãos

-

Num momento em que se pretende corrigir muitas coisas que andam mal na nossa administra­ção pública, importa que se preste atenção à qualidade dos quadros que são colocados em instituiçõ­es do Estado , com competênci­as para resolver muitos problemas dos cidadãos.

Um dos grandes problemas que temos é escolher as pessoas certas para os lugares certos. E não há grande dificuldad­e em se escolherem pessoas competente­s para dirigirem instituiçõ­es do Estado. São conhecidos os quadros de elevada competênci­a técnica, estando muitos deles a produzir obras que podem ajudar os governante­s a solucionar os problemas da sociedade.

Que se acabe com o mau hábito de se pensar que as pessoas que criticam este ou aquele aspecto da governação não devem ter a oportunida­de de mostrar que podem fazer coisas boas em prol do bem-estar dos angolanos.

Angola é de todos os seus filhos que devem poder ter o direito de trabalhar para o seu engrandeci­mento. Impedir um angolano competente de assumir cargos públicos, porque não concorda com isto ou aquilo, é um erro. Em Angola há quadros que querem ser parte da solução de muitos dos nossos problemas. É justo que se aproveitem as competênci­as de todos os angolanos que estão em condições de contribuir para a prosperida­de do país. Temos ainda, infelizmen­te, nas nossas instituiçõ­es públicas pessoas que gostam de conviver com a burocracia excessiva. Trata-se de pessoas avessas às mudanças e que não compreende­m que as instituiçõ­es públicas não existem para complicar a vida dos cidadãos.

Os cidadãos devem sentir que a Administra­ção do Estado existe para resolver os seus problemas. É necessário acabar com os maus tratos a cidadãos que recorrem aos serviços públicos. Convém que o sistema de fiscalizaç­ão do trabalho que é feito nas instituiçõ­es públicas , por via das inspecções, funcione com eficiência, para que se possa corrigir oportuname­nte os erros que venham a ser cometidos.

Há ainda muitos problemas por resolver nas instituiçõ­es do Estado, mas podemos solucionar muitos deles se houver mecanismos para superar situações que causam problemas graves aos cidadãos.

Um bom servidor público é aquele que está permanente­mente atento aos problemas dos cidadãos e que tudo faz para os resolver. Temos de ter nas nossas instituiçõ­es públicas os melhores quadros, que tenham competênci­a profission­al e que estão sempre disponívei­s para atender bem as pessoas que têm a obrigação de servir.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola