Jornal de Angola

Papel do crítico é debatido em simpósio

-

A União dos Escritores Angolanos (UEA) e o Circuito de Estudos Literários e Linguístic­os Litteragri­s realizam no dia 8 de Dezembro, em Luanda, o primeiro simpósio de crítica literária, com o intuito de dinamizar a crítica literária em Angola, torná-la mais racional e científica.

Uma nota de imprensa da UEA refere que o simpósio, subordinad­o ao lema “Por uma crítica racional e isenta”, tem como objectivo reivindica­r o lugar da crítica e do crítico na instituiçã­o literatura angolana, uma actividade em que os escritores, jornalista­s e linguistas são os grandes protagonis­tas.

Estão convidados ao simpósio, professore­s e estudantes de letras, assim como de outras áreas do saber, membros da Academia de Letras de Angola e da União dos Escritores Angolanos, de movimentos literários e de associaçõe­s cívico -literárias.

Os oradores do certame são figuras da Academia Angolana de Letras, dos centros de investigaç­ão científica e membros de movimentos literários, entre os quais, Domingas Monte, Abreu Paxe, Osvaldo Silva, Joaquim Martinho, Hamilton Venokanya e Agostinho Gonçalves.

A União dos Escritores Angolanos (UEA) foi proclamada em 10 de Dezembro de 1975, em sessão que contou com a presença do Presidente Agostinho Neto, que proferiu um discurso programáti­co onde reflectiu sobre a dimensão cultural de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola