As­so­ci­a­ção de­fen­de mais di­vul­ga­ção da lu­ta de li­ber­ta­ção

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

O pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção do Pro­ces­so dos 50, Ama­deu Amo­rim, de­fen­deu mais di­vul­ga­ção dos as­pec­tos mar­can­tes da lu­ta de li­ber­ta­ção na­ci­o­nal, atra­vés de pa­les­tras e de men­sa­gens à co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, pa­ra que as ac­tu­ais e fu­tu­ras ge­ra­ções sai­bam “quan­to cus­tou ga­nhar a nos­sa ban­dei­ra.”

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, de­pois de ser re­ce­bi­do em au­di­ên­cia pe­la vi­ce-pre­si­den­te do MPLA, Luí­sa Da­mião, na quin­ta-fei­ra, Ama­deu Amo­rim ma­ni­fes­tou-se pre­o­cu­pa­do com a fra­ca di­vul­ga­ção dos fei­tos dos na­ci­o­na­lis­tas.

Foi de­sig­na­do “Pro­ces­so dos 50” a um con­jun­to de três pro­ces­sos po­lí­ti­cos que ini­ci­ou a 29 de Mar­ço de 1959, com a pri­são de vá­ri­os na­ci­o­na­lis­tas angolanos, que se es­ten­deu até 24 de Agos­to do mes­mo ano, com a úl­ti­ma de­ten­ção.

O co­nhe­ci­men­to da pri­são dos 50 na­ci­o­na­lis­tas aler­tou o Mun­do, par­ti­cu­lar­men­te as pes­so­as li­ga­das ao mo­vi­men­to pe­la in­de­pen­dên­cia de An­go­la, pa­ra a ne­ces­si­da­de de uma ac­ção ime­di­a­ta, o que lan­çou as ba­ses pa­ra o iní­cio da lu­ta ar­ma­da de li­ber­ta­ção na­ci­o­nal, a 4 de Fe­ve­rei­ro de 1961.

Nes­ta da­ta, um con­jun­to de pa­tri­o­tas angolanos ata­cou as ca­dei­as de Lu­an­da, on­de es­ta­vam os pre­sos po­lí­ti­cos.

Ama­deu Ti­mó­teo Ma­lhei­ros Amo­rim “Ten­da Di­a­lo­so”, de 81 anos de ida­de, é mem­bro do Co­mi­té Cen­tral do MPLA, em cu­jas fi­lei­ras mi­li­ta des­de 1957.

DR

Luí­sa Da­mião re­ce­beu re­pre­sen­tan­te do “Pro­ces­so dos 50”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.