Basquetebol mas­cu­li­no, os se­nho­res dos “anéis”

Jornal de Angola - - ESPECIAL -

do­mí­nio avas­sa­la­dor a ní­vel dos se­ni­o­res mas­cu­li­nos, com 11 tí­tu­los con­ti­nen­tais, qua­tro me­da­lhas de pra­ta e du­as de bron­ze, nos Cam­pe­o­na­tos Afri­ca­nos das Na­ções (Afro­bas­ket), a Se­lec­ção Na­ci­o­nal de basquetebol tem ain­da no pal­ma­rés três me­da­lhas de ou­ro, uma de pra­ta e du­as de bron­ze nos Jo­gos Afri­ca­nos.

O basquetebol de An­go­la exer­ceu do­mí­nio no con­ti­nen­te de 1989 a 2013, com in­ter­va­los em 1997 e 2011. Na edi­ção pas­sa­da, em 2015, o "cin­co" na­ci­o­nal fi­cou com a pra­ta, ao pas­so que, em 1997, ocu­pou o ter­cei­ro lu­gar do pó­dio. No en­tan­to, o se­gun­do lu­gar de 1983, que se repetiu em 1985, 2011 e 2015, foi co­mo o avi­so: "abram alas, que o cam­peão es­tá a che­gar". Fo­ram 24 anos de con­quis­tas e ale­gri­as pa­ra os an­go­la­nos.

O basquetebol mas­cu­li­no co­lec­ci­o­na tam­bém tro­féus nos es­ca­lões de ba­se, ju­ni­o­res e ju­ve­nis, o que lhes va­leu as pre­sen­ças nos Cam­pe­o­na­to do Mun­do, on­de, en­tre­tan­to, não pas­sa­ram da fa­se de gru­pos. Mos­tra­ram, ain­da as­sim, o po­ten­ci­al. A ní­vel mun­di­al é outra das mo­da­li­da­des que dão a co­nhe­cer o país. Com se­te pre­sen­ças em Cam­pe­o­na­tos do Mun­do da FIBA, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal sé­ni­or mas­cu­li­na tam­bém tem si­do um dos re­gu­la­res re­pre­sen­tan­tes de Áfri­ca na com­pe­ti­ção, que jun­ta a na­ta da mo­da­li­da­de. Co­mo me­lhor de­sem­pe­nho te­ve o no­no lu­gar, al­can­ça­do na edi­ção de 2006, dis­pu­ta­da no Ja­pão, fei­to al­can­ça­do sob a ba­tu­ta do trei­na­dor an­go­la­no Al­ber­to de Car­va­lho "Gin­gu­ba". Na prova, a se­lec­ção obri­gou a uma for­te Ale­ma­nha a jogar dois pro­lon­ga­men­tos pa­ra con­se­guir sair vi­to­ri­o­sa.

O "Cin­co" na­ci­o­nal tem tam­bém pre­sen­ças nos dos Jo­gos Olím­pi­cos, além das par­ti­ci­pa­ções bri­lhan­tes na Ta­ça In­ter­con­ti­nen­tal Bo­ris Stan­ko­vic.

JOSÉ COLA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

De­ten­to­ra de um

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.