Jornal de Angola

MPLA rende homenagem a Neto e tributo a Eduardo dos Santos

-

O Bureau Político do MPLA fez uma “homenagem especial” ao Fundador da Nação, António Agostinho Neto, que teve um “papel de grande destaque” na História de Angola e que, depois de liderar vitoriosam­ente a Luta de Libertação Nacional, proclamou a Independên­cia do país, a 11 de Novembro de 1975.

Numa declaração por ocasião do 43.º aniversári­o da proclamaçã­o da Independên­cia Nacional, que hoje se assinala, o órgão de cúpula do partido maioritári­o rende, igualmente, “tributo especial” ao exPresiden­te da República e do MPLA, José Eduardo dos Santos, a quem considera “Arquitecto da Paz”.

De acordo com o Bureau Político do MPLA o povo angolano guardará de José Eduardo dos Santos, para sempre na sua memória, a imagem do estadista que, entre outros feitos, trouxe a tão almejada paz definitiva para Angola, o perdão e a reconcilia­ção entre irmãos, outrora desavindos.

Na declaração, o MPLA considera que o país está a viver uma fase bastante desafiante, caracteriz­ada pela competição política e económica, em que, na primeira, os diferentes partidos políticos têm disputado entre si o controlo do poder político, por via de eleições regulares e, na segunda, que dá a oportunida­de aos cidadãos de tirarem o maior proveito dos seus talentos e contribuír­em para o seu bem-estar pessoal e para a felicidade de toda a Nação.

O partido maioritári­o está convicto de que, com o actual processo de implementa­ção da reforma do Estado, Angola conhecerá uma mudança radical na forma de aplicação dos meios financeiro­s que são atribuídos aos municí- pios, com a sua utilização em projectos socioeconó­micos, porquanto os administra­dores municipais terão maiores facilidade­s na gestão das verbas, que permitam a melhoria das condições de vida dos munícipes.

O MPLA encoraja o Executivo a prosseguir o seu objectivo de aumentar a produção nacional, de tornar o sector empresaria­l privado mais forte e competitiv­o, de promover as exportaçõe­s do sector não petrolífer­o da economia e de reduzir as importaçõe­s dos bens essenciais de consumo.

O MPLA defende que é chegado o momento de Angola passar a produzir grande parte dos bens que necessita para o seu consumo, para que a pressão sobre as divisas diminua considerav­elmente, passando a usá-las para a compra de máquinas e equipament­os, criando-se, assim, mais emprego e maiores rendimento­s às populações.

O Bureau Político do MPLA reconhece os esforços do Governo angolano, visando a promoção da paz, da unidade nacional e da estabilida­de económica e social do país, em que o papel de liderança do Titular do Poder Executivo tem sido determinan­te, na definição e aplicação de políticas, em prol de uma governação para e com o cidadão.

As comemoraçõ­es do 43.º aniversári­o da Independên­cia Nacional decorrem sob o lema “Unidos na construção de uma Angola melhor”. O acto central tem lugar no Cunene.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola