Pre­si­den­te José Má­rio Vaz exo­ne­ra mi­nis­tro do In­te­ri­or

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O Pre­si­den­te da Gui­né-Bis­sau, José Má­rio Vaz, exo­ne­rou o mi­nis­tro do In­te­ri­or, Mu­ta­ro Dja­ló, a pe­di­do do pri­mei­ro­mi­nis­tro, sem apon­tar os mo­ti­vos nem in­di­can­do o no­me do subs­ti­tu­to.

A me­di­da cons­ta de um de­cre­to pre­si­den­ci­al on­de é apon­ta­do que a de­ci­são foi pro­pos­ta a José Má­rio Vaz pe­lo pri­mei­ro-mi­nis­tro, Aris­ti­des Go­mes. A Po­lí­cia gui­ne­en­se tem si­do cri­ti­ca­da, quer pe­los par­ti­dos quer pe­la opi­nião pú­bli­ca, pe­la vi­o­lên­cia usa­da, na quin­ta-fei­ra em Bis­sau, pa­ra dis­per­sar uma ma­ni­fes­ta­ção de es­tu­dan­tes, com re­cur­so a bas­tões e gra­na­das de gás la­cri­mo­gé­neo.

O co­mis­sá­rio na­ci­o­nal da Po­lí­cia gui­ne­en­se, Cel­so de Car­va­lho, dis­se que não au­to­ri­zou o uso de for­ça con­tra os jovens e que nem sa­bia da or­ga­ni­za­ção da ma­ni­fes­ta­ção. Se­gun­do or­ga­ni­za­ções es­tu­dan­tis, pe­lo me­nos oi­to jovens ficaram fe­ri­dos, cin­co dos quais em es­ta­do gra­ve.

Os es­tu­dan­tes que­ri­am re­a­li­zar uma mar­cha pa­cí­fi­ca, que de­ve­ria ter­mi­nar no Pa­lá­cio do Go­ver­no, com o in­tui­to de mos­trar a sua in­sa­tis­fa­ção fa­ce à per­sis­tên­cia da gre­ve dos pro­fes­so­res, que já du­ra há mais de um mês. O ano lec­ti­vo não se ini­ci­ou ain­da nas es­co­las pú­bli­cas, já que des­de a aber­tu­ra ofi­ci­al, em Ou­tu­bro, os pro­fes­so­res têm es­ta­do de gre­ve, re­cla­man­do o pa­ga­men­to de sub­sí­di­os em atraso, a efec­ti­va­ção de al­guns e a apli­ca­ção do es­ta­tu­to da carreira do­cen­te apro­va­do em 2011.

En­tre­tan­to, um gru­po de jor­na­lis­tas gui­ne­en­ses ma­ni­fes­tou di­an­te da se­de das Na­ções Uni­das em Bis­sau o seu re­pú­dio pe­lo as­sas­si­na­to do co­le­ga sau­di­ta Ja­mal Khashog­gi, no con­su­la­do do seu país na Tur­quia, pe­din­do um ri­go­ro­so inquérito.

In­di­ra Bal­dé, pre­si­den­te do Sin­di­ca­to de Jor­na­lis­tas e Técnicos da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al (Sin­jo­tecs) da Gui­néBis­sau, pro­mo­tor da ini­ci­a­ti­va, en­tre­gou uma pe­ti­ção ao che­fe do De­par­ta­men­to dos Di­rei­tos Hu­ma­nos no es­cri­tó­rio das Na­ções Uni­das (ONU) em Bis­sau, Mi­reya Guz­man, exi­gin­do um inquérito ri­go­ro­so pa­ra que os au­to­res do as­sas­si­na­to de Ja­mal Khashog­gi se­jam le­va­dos à Jus­ti­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.