Jornal de Angola

Inaugurada a maior ponte suspensa de toda a África

-

Entre Maputo e Katembe ergue-se a maior ponte suspensa de África, a infra-estrutura estatal mais cara depois da Independên­cia de Moçambique, e com um percurso que, em cerca de cinco minutos de automóvel, acaba com o pesadelo da travessia por barco.

A obra, que foi inaugurada ontem pelo Presidente Filipe Nyusi, serve também como forma de afirmação do investimen­to chinês no país, que a financiou e construiu – um empreendim­ento “chave na mão”. Com um vão de 700 metros e duas rampas com pouco mais de dois quilómetro­s cada, a ponte MaputoKate­mbe foi feita para permitir a ligação por terra entre as duas margens da baía da capital moçambican­a, a norte e a sul.

A entrada em funcioname­nto do empreendim­ento une por estrada o sul, centro e norte de Moçambique, fazendo jus à famosa palavra de ordem “do Rovuma ao Maputo”, oficialmen­te usada para reafirmar a demarcação e a indivisibi­lidade do território nacional, através dos seus extremos norte e sul.

Para a realidade das infraestru­turas de Moçambique os números envolvidos na construção da ponte MaputoKate­mbe são avassalado­res. Foram aplicados na estrutura de travessia 75 toneladas de aço e 300 mil metros cúbicos de betão. A construção envolveu 3.800 operários locais e 450 trabalhado­res chineses, bem como 50 engenheiro­s e consultore­s de países como Alemanha, Inglaterra, Rússia e Grécia.

O projecto da ponte passou igualmente pela construção de 180 quilómetro­s de estrada ligando Katembe à Ponta de Ouro, a cerca de 100 quilómetro­s, na fronteira com a África do Sul. A rodovia reduziu para metade o tempo percorrido entre a capital do país e a zona onde se situa a Reserva Especial de Maputo e que acolhe estâncias balneares com grande potencial para o turismo.

 ?? DR ?? Maior ponte suspensa em África liga Maputo e Katembe
DR Maior ponte suspensa em África liga Maputo e Katembe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola