Trump cri­ti­ca cri­a­ção de exér­ci­to eu­ro­peu

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca cri­ti­cou ontem o ho­mó­lo­go fran­cês as­sim que che­gou a Pa­ris pa­ra as co­me­mo­ra­ções do cen­te­ná­rio do fim da Pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al, a pro­pó­si­to da pro­pos­ta de cri­a­ção de um exér­ci­to eu­ro­peu.

Do­nald Trump, acom­pa­nha­do da mu­lher, Me­la­nia, reuniu-se com Em­ma­nu­el Ma­cron com quem as­se­gu­ra ter uma cer­ta cum­pli­ci­da­de, ape­sar dos de­sa­cor­dos acen­tu­a­dos, do Irão ao co­mér­cio, pas­san­do pe­lo cli­ma.

“O Pre­si­den­te Ma­cron aca­ba de su­ge­rir que a Europa cons­trua o seu pró­prio Exér­ci­to, pa­ra se pro­te­ger dos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, da Rús­sia e da Chi­na”, es­cre­veu Trump, na men­sa­gem divulgada pe­la re­de so­ci­al Twit­ter, mo­men­to an­tes de ater­rar no ae­ro­por­to in­ter­na­ci­o­nal de Orly, em Pa­ris.

“Mui­to in­sul­tu­o­so. Tal­vez a Europa de­ves­se pa­gar an­tes a sua par­te à OTAN, que os EUA sub­si­di­am lar­ga­men­te!”, acres­cen­tou Do­nald Trump. Na men­sa­gem, Trump alu­dia às de­cla­ra­ções de Ma­cron, fei­tas na ter­ça-fei­ra, que ape­lou à cri­a­ção de “um ver­da­dei­ro exér­ci­to eu­ro­peu” pa­ra me­lhor pro­te­ger o ve­lho con­ti­nen­te. “Só pro­te­ge­re­mos os eu­ro­peus se de­ci­dir­mos ter um ver­da­dei­ro exér­ci­to eu­ro­peu”, pro­cla­mou o Pre­si­den­te fran­cês, con­si­de­ran­do ser ne­ces­sá­rio a Europa pro­te­ger-se da Chi­na, da Rús­sia e, mesmo, dos EUA.

Ac­tu­al­men­te, não exis­te qual­quer exér­ci­to eu­ro­peu su­pra­na­ci­o­nal. O te­ma, que é re­cor­ren­te, con­ti­nua mi­na­do, por­que co­lo­ca no cen­tro a so­be­ra­nia dos Es­ta­dos-mem­bros.

Esta é a se­gun­da vi­si­ta de Trump a Pa­ris, des­de que che­gou à Casa Bran­ca, de­pois da de 14 de Ju­lho de 2017, que men­ci­o­na com re­gu­la­ri­da­de e mui­to en­tu­si­as­mo.

En­tre­tan­to, o Pre­si­den­te fran­cês, afir­mou que o “exér­ci­to eu­ro­peu” que de­fen­de não tem co­mo al­vo os Es­ta­dos Uni­dos, re­por­tan­do-se à “con­fu­são” na in­ter­pre­ta­ção que de­sen­ca­de­ou a fú­ria de Do­nald Trump.

DR

Pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no foi re­ce­bi­do por ho­mó­lo­go fran­cês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.