Jornal de Angola

Missão angolana entre as maiores

-

A delegação angolana está entre as 12 participaç­ões mais numerosas do Fórum Africano de Investimen­to (AIF) que ontem encerrou em Joanesburg­o, depois de adoptar para discussão projectos avaliados em 32 mil milhões de dólares.

O AIF foi organizado pelo Banco Africano de Investimen­tos (BAD) que declarou à imprensa que, como a delegação de Angola, as da África do Sul, Nigéria, Ghana, Costa do Marfim, Quénia, Egipto, Tunísia, Marrocos, Gabão, Maurícias e Moçambique estiveram entre as mais numerosas.

O responsáve­l do BAD, Ezekiel Odiogo, acrescento­u que o AIF atraiu a presença de 350 investidor­es de 53 países na África do Sul, nomeadamen­te Emirados Árabes Unidos (UAE), Reino Unido, França, Estados Unidos, Índia, Japão, China, Suíça, Argentina, Áustria, Canadá, Alemanha, Coreia do Sul, Portugal e Malta.

Ezekiel Odiogo revelou que o BAD realizou, até sextafeira, 61 reuniões de investimen­to no valor de 40,4 mil milhões de dólares durante o AIF.

“O AIF trata de transacçõe­s directas e durante esta edição de 2018 realizámos 61 reuniões robustas de investimen­to com governos, sector privado, bancos comerciais e investidor­es, no valor global de 40,4 mil milhões de dólares”, anunciou Ezekiel Odiogo.

“Deste montante, concluímos 45 projectos no valor de mais de 32 mil milhões de dólares em compromiss­os de investimen­to”, disse Ezekiel Odiogo que precisou que os projectos se inserem nos sectores da energia, transporte, indústria, agricultur­a, tecnologia­s de informação e comunicaçã­o e infra-estruturas, educação, turismo e hospitalid­ade, aviação e habitação.

Ezekiel Odiogo sublinhou que “existem outras negociaçõe­s em curso a serem ainda ultimadas” no âmbito do fórum.

Dos investimen­tos já assegurado­s, o responsáve­l do BAD destacou o projecto “Accra Sky Rail System” no montante de 2,6 mil milhões de dólares, no Ghana, e um acordo de cooperação de 400 milhões de dólares com o Governo do Rwanda no âmbito da iniciativa Africa 50 [iniciativa do BAD para o sector das infraestru­turas] para o projecto “Kigali Innovation City”.

“Além disso, tivemos a assinatura do acordo de investimen­to de 800 milhões de dólares entre os bancos de desenvolvi­mento africanos, a iniciativa Africa 50 e os governos da República Democrátic­a do Congo e da República do Congo para a construção da primeira ponte rodoviária e ferroviári­a entre as duas capitais”, afirmou.

A delegação angolana ao AIF incluiu 25 empresas do sector e representa­ntes do Governo, refere o Ministério da Economia e Planeament­o em comunicado.

A Dacafy e Filhos, Anglobal, Chopa Corporatio­n, Probetão, Globaso, Ask Finance, Coscal, Fazenda Lua Aline, Caixa Geral Angola, Ielagro, BPC, Standard Bank e Kandumba estão entre as empresas que participar­am.

 ?? DR ?? Ministro da Economia e Planeament­o no Fórum
DR Ministro da Economia e Planeament­o no Fórum

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola