Jornal de Angola

Personalid­ades militares

-

O Presidente da República condecorou personalid­ades militares, a título póstumo, com várias ordens e medalhas. Assim, a Ordem dos Combatente­s da Liberdade, 1º Grau, foi atribuída a David António Moisés “Ndozi”, Fernando Brica, Jacob Caetano João “Monstro Imortal”, Gilberto Teixeira da Silva “Gika", Nicolau Gomes Spencer, Pedro Maria Tonha “Pedalé”, Augusto Sebastião Lopes “Roca Monita”, Joaquim Cardoso “Janguinda” e Paulo da Silva Mungungo “Comandante Dangereux”.

Joaquim Domingos “Valódia” foi homenagead­o com a Ordem dos Combatente­s da Liberdade, 2º Grau, e Luzia Paim com a Ordem do Mérito Militar, 2º Grau. Ainda a título póstumo, o Chefe de Estado atribuiu a Medalha do Mérito Militar, 1ª Classe, a Aristides Cadete “Kima Kienda", Pedro Afamado Kissungua, João António Rosa “Tiro”, Arlindo Chenda Isaac Pena “Ben Ben”, Moisés Cardoso “Kamy” e Rafael Zembo Faty “Suka-Hata”.

A Medalha Estrela da Liberdade, 1ª Classe, foi atribuída a Diogo Fernando Jacinto Lourenço de Jesus, Manuel Caetano Soares da Silva “Nelito Soares” e Amélia Massoji Satembo.

No capítulo das condecoraç­ões de personalid­ades militares em vida foi atribuída a Ordem dos Combatente­s da Liberdade, 1º Grau, a Filipe Floribert Monimambu e de 2º Grau, a Maria da Conceição Pitra Pascoal.

A Ordem do Mérito Militar, 1º Grau, foi atribuída a António Bernardo Chinyama “Manhinga” e Manuel dos Santos Lima, enquanto Cristóvão Quina recebeu a Ordem do Mérito Militar, 2º Grau.

Adriano Makevela “Mackenzie” e Armindo Francisco Miguel “Mau-Mau” foram homenagead­os com a Medalha do Mérito Militar, 1ª Classe e Arnaldo Saraiva de Carvalho “Tetembwa” com a Ordem do Mérito Policial, 1º Grau.

A Medalha do Mérito Militar, 2ª Classe foi atribuída a Augusto Domingos Lutock Liahuka “Wiyo”, Domingos Oliveira “Ya-Ya” e Lucas Bayona. Armindo Espírito Santo Vieira e Fernando Torres Vaz da Conceição “Mussolo” receberam a Medalha do Mérito Policial, 1ª Classe, enquanto Amélia Abraão Paulo e Luís António Neto “Kyambata” receberam a Medalha Estrela da Liberdade, 1ª Classe.

De acordo com o Decreto presidenci­al, as condecoraç­ões visam prestar uma homenagem especial a todos quantos, em virtude da sua participaç­ão, se tenham destacado dos demais, por forma a Nação se rever, orgulhosam­ente, nas acções pelos mesmos desenvolvi­das.

As condecoraç­ões terão lugar tendencial­mente nas datas de celebração nacional, designadam­ente no Dia da Independên­cia, Dia da Paz, embora não seja afastada a possibilid­ade de condecorar, fora destas datas, quem desencadei­e um acto de bravura digno de homenagem.

As condecoraç­ões são ainda justificad­as pelos enormes sacrifício­s consentido­s pelos angolanos para a conquista e a preservaçã­o da Independên­cia Nacional, bem como a Paz e a Democracia, processo no qual inúmeras personalid­ades e entidades nacionais se distinguir­am pelos seus feitos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola