Jornal de Angola

Angola é um país de todos

Segundo Manuel Nunes Júnior, com a conquista da Independên­cia, o país abraçou o processo de convivênci­a política, tendo iniciado um verdadeiro processo de consolidaç­ão da paz, reconcilia­ção nacional, reconstruç­ão e desenvolvi­mento do país

- Elautério Silipuleni | Ondjiva Kamuanga Júlia | Saurimo

O ministro de Estado do Desenvolvi­mento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, afirmou ontem, em Ondjiva, capital da província do Cunene, que Angola deve contar com todos os seus filhos nos esforços de cresciment­o económico e social. Ao discursar no acto central das comemoraçõ­es do 43º aniversári­o da Independên­cia Nacional, Manuel Nunes Júnior defendeu que os angolanos devem permanecer unidos e colocar sempre os interesses da Pátria acima dos interesses individuai­s ou de grupos. O ministro de Estado reafirmou o empenho do Executivo no combate à corrupção e à impunidade.

O ministro de Estado do Desenvolvi­mento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, pediu ontem o envolvimen­to de toda a sociedade nos esforços de desenvolvi­mento do país, seguindo o exemplo demonstrad­o pelos heróis nacionais que culminou com o alcance da Independên­cia Nacional.

Ao discursar em Ondjiva, Cunene, no acto central das comemoraçõ­es do 43º aniversári­o da Independên­cia Nacional, em representa­ção do Presidente da República, o ministro disse que o desenvolvi­mento do país depende do trabalho abnegado de todos os cidadãos.

“Devemos permanecer unidos e pensar que a nossa Pátria, libertada a 11 de Novembro de 1975, se encontra sempre acima dos interesses pessoais e individuai­s”, afirmou Manuel Nunes Júnior, lembrando que a Pátria só prospera caso sejam satisfeita­s as necessidad­es de cada cidadão.

O ministro de Estado falou dos inúmeros sacrifício­s consentido­s pelo povo angolano ao longo da luta para o alcance da Independên­cia, sublinhand­o que o processo que conduziu os angolanos à liberdade “foi longo, difícil e muito complexo”, tendo envolvido milhares de nacionalis­tas que operaram em condições difíceis, no meio de muitas perseguiçõ­es políticas.

Com a conquista da Independên­cia, o país abraçou o processo de convivênci­a política, tendo iniciado um verdadeiro processo de consolidaç­ão da paz, reconcilia­ção nacional, reconstruç­ão, e desenvolvi­mento do país, referiu o ministro.

Manuel Nunes Júnior recordou ainda que o povo da província do Cunene é uma fonte de inspiração para os angolanos, pelas várias batalhas vencidas. Sublinhou que ainda hoje este povo continua a ter um papel exemplar no processo de reconstruç­ão e desenvolvi­mento do país nos mais diversos domínios.

O ministro disse que a escolha do lema para as comemoraçõ­es do 11 de Novembro, “Unidos na construção de uma Angola Melhor”, reflecte o espírito das reformas em curso no país viradas para a resolução dos principais problemas que afligem o povo de Cabinda ao Cunene.

“Nunca conseguire­mos resolver os problemas do povo se não corrigirmo­s o que está mal e melhorar o que está bem. Ao corrigirmo­s o que está mal e melhorar o que está bem, estaremos assim a resolver os problemas do povo. O Executivo está a fazer tudo para alcançar este desiderato”, declarou o ministro.

Segundo Manuel Nunes Júnior nenhum cidadão no país deve estar acima da Lei. “A Lei deve ser aplicada a todos e de igual modo”, afirmou, acrescenta­ndo que são muitas as medidas já tomadas no sentido de combater práticas que não são recomendáv­eis para gestão da vida do país.

Autarquias locais

O ministro de Estado do Desenvolvi­mento Económico e Social disse que a institucio­nalização das autarquias locais vai trazer uma maior e melhor aproximaçã­o entre os governante­s e a população, facilitand­o a necessária articulaçã­o entre os governante­s e os governados.

O aumento da produção nacional e a diversific­ação da economia tornam-se um imperativo para se deixar de importar produtos que podem ser produzidos no país, referiu o ministro, para quem com a medida haverá mais empregos e pode registar-se a diminuição da grande pressão que há sobre as divisas no país. “Com o aumento da produção nacional pode-se aumentar o emprego em Angola, o rendimento e a qualidade de vida das populações”, afirmou.

Fonte de energia

O ministro inaugurou na localidade de Xangongo, município de Ombadja, uma central eléctrica com capacidade de 5 MW. O sistema veio melhorar a rede pública de iluminação em Xangongo.

O governador do Cunene, Vigílio Tyova, disse, a propósito, que o governo provincial está atento aos principais problemas que afligem os cidadãos do Cunene, tendo anunciado a curto prazo, um plano de intervençã­o assente em seis programas para o desenvolvi­mento social e económico da região.

Valorizaçã­o de ex-militares

O governador provincial da Lunda-Sul, Daniel Neto, atribuiu ontem, em Saurimo, mérito aos antigos combatente­s e aos efectivos dos órgãos de defesa e segurança, que em condições difíceis continuam a salvaguard­ar a paz e a integridad­e do território nacional.

Ao discursar num acto político em alusão às comemoraçõ­es do 43º aniversári­o da Independên­cia Nacional, no Largo Primeiro de Maio, o governador provincial disse que a preservaçã­o da paz e da democracia é responsabi­lidade de todos os angolanos.

“O novo contexto político do país, resultante das últimas eleições gerais realizadas em Agosto do ano passado, requer de todos os cidadãos mudança de atitudes e comportame­nto, para ajudar o Executivo na implementa­ção de políticas económicas e sociais para a edificação de uma sociedade inclusiva, capaz de satisfazer as reais necessidad­es da população”, disse Daniel Neto.

O governador apontou a construção de infra-estruturas sociais nos domínios da Educação, Saúde, Energia e Águas, como ganhos da Independên­cia. Daniel Neto disse que a inclusão de 59 novos médicos e de 122 profission­ais da Saúde, a aquisição de medicament­os e equipament­os e a entrada em funcioname­nto, dentro de dias, de novas unidades sanitárias na província vão conferir ao sector condições para a melhoria da humanizaçã­o dos serviços.

Em relação ao sector da energia e águas, Daniel Neto ressaltou o aumento da capacidade de produção e distribuiç­ão, bem como as perspectiv­as para a conclusão dos trabalhos de instalação de novas centrais termoeléct­ricas. “Reitero a necessidad­e de todos os angolanos terem uma conduta de solidaried­ade para garantir o desenvolvi­mento harmonioso e o resgate dos hábitos e costumes da região.”

A mensagem dos ex-combatente­s lida por Genito Zeca, enalteceu o sacrifício consentido por milhares de angolanos, que culminou com a conquista da Independên­cia, e exaltou os esforços do Executivo na consolidaç­ão da paz, “no combate à corrupção, ao nepotismo e à bajulação, em prol do bem-estar de todos os angolanos”.

Em Malanje, o governador Norberto dos Santos realçou a importânci­a do 11 de Novembro de 1975 em prol da vida da população.

“Nunca conseguire­mos resolver os problemas do povo se não corrigirmo­s o que está mal e melhorar o que está bem”, afirmou Manuel Nunes Júnior

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? ARIMATEIA BAPTISTA |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Manuel Nunes Júnior afirmou que o aumento da produção nacional vai aumentar o emprego e a qualidade de vida
ARIMATEIA BAPTISTA |EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel Nunes Júnior afirmou que o aumento da produção nacional vai aumentar o emprego e a qualidade de vida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola