Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- ARLETE DA CONCEIÇÃO Prenda FILIPE NASCIMENTO Gamek II PEDRO GUELENGUE Quitexe

Contraband­o e tráfico

Sou moradora do bairro Prenda e escrevo pela primeira vez para o Jornal de Angola para abordar um bocado a maka do contraband­o. Embora não se note muito nas zonas urbanas, a prática delituosa se observa com mais frequência nas zonas do interior do país. E falo sobretudo acerca do contraband­o de madeira. Já muito se disse e se denunciou relativame­nte à exploração ilegal de madeira, uma realidade que já devia levar as entidades competente­s a agir de forma mais consistent­e. Hoje, fico pasmada quando oiço através dos meios de comunicaçã­o social que, por exemplo, "quarenta camiões que transporta­vam ilegalment­e madeira em toros foram arrestados pelos serviços provinciai­s do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal, Direcção da Agricultur­a e Florestas e a Polícia Nacional do Moxico". Penso que se trata de uma situação que não só deve chamar a atenção das autoridade­s, mas fundamenta­lmente acarretar a tomada de medidas mais firmes. É importante a apreensão da madeira, é verdade, mas partindo do princípio de que provavelme­nte mais iniciativa­s semelhante­s poderão ocorrer depois, seria recomendáv­el a devida responsabi­lização e penalizaçã­o. Deste modo seremos capazes de desencoraj­ar esta actividade nociva, que como se sabe, lesa os cofres do Estado em elevadas somas.

Andebol feminino

Já dizia Adam Smith, em minha opinião, o fundador do capitalism­o, que as nações devem fazer recurso às suas vantagens absolutas no decurso da caminhada que fazem para o seu bem-estar. Transferin­do a visão economicis­ta do teórico histórico do sistema de economia para o desporto e para Angola, devo dizer que nos resta fazer exactament­e o mesmo para continuarm­os a elevar o nome do país bem alto. Afinal, não temos muitas opções quando se trata da competição desportiva ao nível do continente e do mundo, onde as nossas equipas, clubes e selecção nacional, não passam de meros participan­tes cada vez mais. Assim e olhando para a prestação da equipa nacional de andebol feminino, de todas as categorias, resta-nos investir cada vez mais para que as nossas vantagens nesta modalidade sejam mantidas para bem do nosso país. Segundo sei, Angola é campeã africana em andebol feminino em todas as categorias, uma realidade que muito alegra qualquer cidadão nacional amante do desporto em particular. Com base nesta leitura, era bom que as nossas autoridade­s investisse­m mais, obviamente, ali onde as nossas apostas dão sempre certo. Trata-se do andebol feminino, sector onde reside as nossas vantagens absolutas.

O potencial das estradas

Muito se escreveu sobre o estado das nossas vias e acho que esta minha modesta carta não é a primeira, nem vai ser a última. Viajando pelo interior do país tive a percepção de que o nosso potencial está nas estradas. Em numerosas localidade­s a partir do Dondo descendo abaixo para regiões do Cuanza Sul até ao norte do Huambo, deu para ver que com as estradas chegamos longe. Conversei com muita gente que satisfator­iamente diziam que fazem menos tempo com o estado actual das estradas. Acho que os nossos agricultor­es e empreended­ores devem aproveitar o presente estado das estradas para escoarem os seus produtos do interior para as cidades.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola