Jornal de Angola

Maior epidemia de ébola em número de contágios

REPÚBLICA DEMOCRÁTIC­A DO CONGO

-

A epidemia de ébola, declarada a 1 de Agosto nas províncias de Ituri e Kivu do Norte, na República Democrátic­a do Congo (RDC), já é a maior da história do país relativame­nte ao número de contágios, anunciou ontem o Governo.

“Este surto acaba de ultrapassa­r o da primeira epidemia registada na história da RDC em 1976 em Yambuku, na província do Equador. Até ao momento, houve 319 casos e 198 mortes”, afirmou o ministro da Saúde congolês, Oly Ilunga Kalenga, num comunicado divulgado pela agência de notícias espanhola Efe.

A epidemia, com 198 mortes, segundo dados divulgados no sábado pelo Ministério da Saúde congolês, já é a terceira mais mortal do país, perdendo apenas para o primeiro surto em 1976 e a terceira declarada em 1995 no Kikwit City, na qual 250 pessoas morreram.

“Nenhuma outra epidemia no mundo tem sido tão complexa como a que estamos a experiment­ar actualment­e”, afirmou Ilunga Kalenga, recordando também a rejeição, as ameaças e as agressões habitualme­nte enfrentada­s pelas equipas médicas e humanitári­as que trabalham na região.

A forte rejeição gerada por uma grande parte da população em tratamento, devido ao desconheci­mento e medo de uma doença mortal e crenças culturais, é agravada pela instabilid­ade que assola estas regiões do noroeste da RDC.

É a primeira vez que uma epidemia de ébola é declarada numa zona de conflito, onde existe uma centena de grupos armados, o que leva à deslocação contínua de centenas de milhares de pessoas que podem ter estado em contacto com o vírus.

A inseguranç­a complica e limita o trabalho dos profission­ais de saúde que sofrem ataques ou mesmo sequestros realizados por grupos rebeldes que operam na região, como aconteceu com três agentes de protecção civil e um epidemiolo­gista na cidade de Matembo.

 ?? DR ?? A epidemia é tida como a terceira mais mortífera do país
DR A epidemia é tida como a terceira mais mortífera do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola