Jornal de Angola

Fórum para a Paz debate segurança global em Paris

O evento reúne desde ontem, em Paris, França, 70 Chefes de Estado, com a realização de mais de oitenta debates e mais de 130 apresentaç­ões de cerca de 200 oradores, que durante dois dias discutem sobre os desafios do mundo actual, e termina com o encerram

-

Mais de 70 Chefes de Estado e de Governo e dezenas de organizaçõ­es internacio­nais debatem, desde ontem, vários temas ligados à segurança global, com vista à busca de paz e soluções urgentes para o mundo actual.

O evento, que decorre até amanhã, foi antecedido da cerimónia do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial, no dia 11 de Novembro de 1918.

“As tensões internacio­nais aumentam num momento em que as soluções para os desafios globais são urgentes”, referiu a organizaçã­o do Fórum.

Estão previstos mais de 80 debates e mais de 130 apresentaç­ões, de cerca de 200 oradores e 350 líderes de projectos perante a audiência de Chefes de Estado e representa­ntes de 30 organizaçõ­es internacio­nais, oriundos dos 105 países, convidados para estudar soluções de governação global, através do reforço do multilater­alismo e da cooperação internacio­nal.

Os Chefes de Estado aproveitam também para encontros bilaterais, mas o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, já anunciaram que não têm agenda para falar a sós, sobre a agenda que liga e divide os dois países.

Ontem, no primeiro dia do fórum, os participan­tes ao evento debateram questões de diálogo dos continente­s sobre a governação global, antes de o assunto ser alvo de multiplica­ção em discussões sectoriais e seminários especializ­ados, hoje e amanhã.Vários outros temas como “desafios de segurança na área digital”, “a manutenção da paz no ciberespaç­o ou as novas práticas na era digital”, serão debatidos para o entendimen­to da Inteligênc­ia Artificial ao longo do evento, de acordo com a agenda das actividade­s.

O Fórum é patrocinad­o pelo Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron e é orientado por uma organizaçã­o não-governamen­tal criada por um grupo de fundações, através do Ministério para a Europa e dos Negócios Estrangeir­os de França.

Celebração do Armistício

A cerimónia teve início às onze horas de ontem, décimo primeiro dia do mês onze, como o cessar-fogo em 1918, com honras militares e a homenagem aos mortos, seguida do hino nacional de França, na presença de dezenas de Chefes de Estado convidados.

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, os presidente­s norte-americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o rei de Espanha, Filipe VI, estavam entre os dirigentes mundiais presentes na cerimónia no Arco do Triunfo, frente ao Túmulo do Soldado Desconheci­do.

Depois do discurso do Presidente anfitrião, Emmanuel Macron, a cerimónia foi marcada por vários momentos musicais.

Do outro lado do globo, a Austrália e a Nova Zelândia realizaram cerimónias para relembrar como a Guerra matou e feriu soldados e civis em números sem precedente­s. Esses países perderam dezenas de milhares de soldados distante da Europa e na brutal batalha de Gallipoli, em 1915, na Turquia.

Após a cerimónia solene junto do Túmulo do Soldado Desconheci­do, teve início o Fórum de Paris sobre a Paz, em cuja abertura discursou também o SG da ONU António Guterres.

Paralelame­nte à cerimónia das comemoraçõ­es do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial, decorre na capital francesa o Fórum para a Paz, que durante dois dias debate a segurança no mundo e a cooperação internacio­nal

 ?? DR ?? Várias delegações de alto nível assistiram em Paris os festejos do fim da II Guerra Mundial
DR Várias delegações de alto nível assistiram em Paris os festejos do fim da II Guerra Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola