Jornal de Angola

Combates chegam às ruas de Hodeida

-

Mais de 60 rebeldes morreram, e dezenas de outros `ficaram feridos, ontem, em combates que se desenrolar­am nas ruas da cidade portuária de Hodeida, no Iémen, entre as forças do Governo, apoiadas pela Arábia Saudita e os Emiratos Unidos e os huthis apoiados pelo Irão, informou à Agência France Press um dos chefes militares.

Segundo a mesma fonte, que integra a coligação prógoverna­mental, liderada pela Arábia Saudita, o objectivo da intervençã­o é "banir" das ruas toda a presença dos rebeldes.

Hodeida, uma cidade portuária estratégic­a a oeste do Iémen, no Mar Vermelho, é a porta de entrada de 75 por cento das importaçõe­s e da ajuda humanitári­a internacio­nal ao Iémen.

Dezenas de combatente­s rebeldes feridos foram transporta­dos para a capital Sanaa, no leste, e para a província de Ibb, no sul do país, disse uma fonte do Hospital Militar de Hodeida. O número de mortos foi avançado por uma fonte militar prógoverna­mental.

O Iémen mergulhou no caos na sequência da rebelião da Primavera árabe de 2011. O Iémen está praticamen­te dividido em dois, com as forças pró-governamen­tais a controlare­m o sul e uma boa parte do centro e os rebeldes a ocuparem o norte e parte significat­iva do oeste.

A guerra do Iémen opõe as forças do Governo, apoiadas pela coligação internacio­nal dirigida pela Arábia Saudita, aos rebeldes huthis, que se apoderaram em 2014 e 2015 de vastas regiões do país, incluindo a capital, Sanaa.

A guerra já provocou mais de dez mil mortos desde o início em 2014.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola