Jornal de Angola

Alunos deixam de estudar em capelas

- Carlos Paulino|Calai

Mais de 300 alunos da localidade de Savate, município do Cuangar, na província do Cuando Cubango, deixaram de estudar debaixo de árvores e capelas de igrejas, cuja escola com 12 salas de aula foi inaugurada ontem.

O subdirecto­r do ensino primário da região, Francisco Canganjo, disse que no próximo ano lectivo a escola vai reservar vagas para mil estudantes do ensino primário e do primeiro ciclo.

Segundo o responsáve­l, a localidade conta agora com três escolas, e precisa de mais sete, pois 750 alunos continuam a estudar debaixo de árvores em sete aldeias, e 1.300 crianças estão fora do sistema de ensino. O défice de professore s é acentuado, dos mais de 100 necessário­s existem apenas 38.

Mais de 100 jovens que terminaram o primeiro ciclo não estão a dar continuida­de aos estudos por falta de escolas em Savate.

Estudantes no Rundu

A aldeia de Cassoleca, situada a 54 quilómetro­s do Calai, que acolheu o acto provincial do 11 de Novembro de 1975, conta desde ontem com uma escola do ensino primário que custou aos cofres do Estado 30 milhões de kwanzas.

A infra-estrutura construída numa área de 244 metros quadrados tem capacidade para albergar 122 estudantes. Muitos habitantes da região estudam na zona fronteiriç­a da Namíbia, porfalta de escolas.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Localidade de Savate tem novo complexo escolar
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Localidade de Savate tem novo complexo escolar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola