Jornal de Angola

Centenas de pessoas passaram o feriado nas praias da capital

O Quartel de Socorro a Náufragos, situado na Chicala, distribui nadadores-salvadores por toda a Ilha do Cabo. Alguns banhistas ainda ignoram os conselhos úteis do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, razão pela qual há afogamento­s por negligênci­a

- André da Costa

Centenas de cidadãos decidiram passar ontem o feriado nas praias da Ilha do Cabo, em Luanda. Ao meio da manhã, o número de banhistas predizia que o ambiente ia estar agitado no período da tarde, se o tempo estivesse bom para o banho.

Desde o Jango Veleiro ao Ponto Final viam-se pessoas de várias idades, entre adultos e crianças, algumas integradas em grupos. Nas imediações do Porto de Luanda, estavam alguns jovens à espera de autocarros da TCUL e de viaturas de serviço de táxi com destino à Ilha do Cabo.

Alguns optaram por caminhar a pé, movimento observado em toda a Avenida "4 de Fevereiro". No Ponto Final, as lanchonete­s abriram também muito cedo, como se os seus proprietár­ios tivessem adivinhado o movimento frenético a partir das primeiras horas da manhã.

Uma barreira policial estava montada à entrada da Ilha do Cabo, onde agentes reguladore­s de trânsito e da Ordem Pública exerciam, como de costume, o seu trabalho de prevenção rodoviária.

No Ponto Final, agentes da Brigada Bicicleta estavam também em actividade, auxiliando outras forças na manutenção da ordem e tranquilid­ade públicas.

Presentes estavam também bombeiros nadadoress­alvadores pertencent­es ao Quartel de Socorro a Náufragos, localizado na Ilha do Cabo, para intervir nos eventuais casos de afogamento.

O comandante do quartel, superinten­dente-chefe Manuel Lukembo, disse que os afogamento­s são registados às vezes por ignorância das vítimas aos conselhos dados pelos bombeiros nadadores-salvadores.

“Por exemplo, se a maré estiver alta e os efectivos chamarem a atenção para não entrarem na água, os banhistas respondem mal e alguns dizem mesmo que a praia não é nossa”, lamentou Manuel Lukembo.

Quando a chamada de atenção é redobrada, acrescento­u, há banhistas que saem da zona de observação dos bombeiros para ir a um outro lugar, onde alguns, por não serem controlado­s, acabam mesmo por se afogar. As praias de Luanda são protegidas de domingo a sábado, mas nestes dois dias a atenção dos bombeiros é redobrada por serem os dias mais agitados.

A Ilha do Cabo tem três postos de socorro a náufragos, sendo um no Jango Veleiro, um junto à Marinha de Guerra e um no Ponto Comandante Manuel Lukembo Final. Fora da Ilha do Cabo há um posto na península do Mussulo e um no município de Cacuaco.

Os efectivos trabalham em sistema de turno. Ontem, funcionara­m 12 nadadoress­alvadores, cinco dos quais destacados no Jango Veleiro, igual número no Ponto Final e dois no posto junto à Marinha de Guerra.

O comandante do Quartel de Socorro a Náufragos reconheceu que o número de efectivos ainda não é o desejável, daí estar agendada, para o próximo ano, a formação de mais efectivos para reforçarem os postos.

O Quartel de Socorro a Náufragos, localizado na Chicala, tem 14 mergulhado­res e 32 nadadores-salvadores. Manuel Lukembo assegurou que os bombeiros têm experiênci­a em socorrer e reanimar vítimas de afogamento. As vítimas são depois transporta­das ou para a Clínica Sagrada Esperança ou para o Hospital Josina Machel.

"Muitos cidadãos consomem de forma exagerada bebidas alcoólicas e, depois, entram na água", lamentou o comandante, alertando que, depois de comer e beber, os cidadãos devem aguardar pelo menos duas horas para só depois entrarem na água. Na semana passada, as praias da Ilha do Cabo não registaram nenhum caso de afogamento.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros executa, há mais de três anos, em todo o país, um programa de prevenção denominado “Praia Segura”. De carácter educativo, o programa distribui material informativ­o, sobretudo, à população-alvo, que são as crianças,as principais vítimas de afogamento em praias marítimas e fluviais.

No Ponto Final, agentes da Brigada Bicicleta estavam também em actividade, auxiliando outras forças na manutenção da ordem e tranquilid­ade públicas

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pormenor do ambiente vivido na manhã de ontem nas praias da Ilha do Cabo protegidas por nadadores-salvadores
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Pormenor do ambiente vivido na manhã de ontem nas praias da Ilha do Cabo protegidas por nadadores-salvadores
 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola