Jornal de Angola

Laureados receberam troféus no Cine Tropical

- Manuel Albano

Frederico Cardoso fez a entrega do prémio á viúva de Jaka Jamba Num ambiente sereno e cheio de "glamour", o coral do Cearte deu às boas vindas aos espectador­es que se deslocaram na sexta-feira à noite no Cine Tropical, em Luanda, com a entoação do hino nacional, na gala de entrega dos troféus aos vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição de 2018.

De seguida o cantor lírico Herman Barítono subiu ao palco para interpreta­r dois temas da sua autoria. Estava assim e de forma tímida a começar o espectácul­o, quando os apresentad­ores Mara Dalva e Ladislau Silva subiram em palco para saudar os presentes, tendo destacado a presença do chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, da Ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.

As obras expostas dos artistas plásticos Albino da Conceição e Finesa Teta ajudaram a dar um outro colorido na decoração da sala que esteve bonita, não apenas pelo cenário, mas sobretudo, por se poder ver a troca de experiênci­a num convívio entre gerações. Dando seguimento, os apresentad­ores chamam ao palco o bailado da Maringa da província de Cabinda que apresentar­am uma exibição de uma coreografi­a do seu reportório. Na sequência cronológic­a do guião do espectácul­o Kizua Gougel, e depois Africanita interpreta­ram clássicos da música angolana com destaque para as canções “Belita” e “Panguiami”.

Pelo palco do Cine Tropical desfilaram ainda Pedrito com os temas “Raio de Amor” e “Massoxi”, Euclides Dalomba com “Livre serás”, “O país que venero” e “Recado no semba” e Kyaku Kyadaff que encerrou o espectácul­o interpreta­ndo os temas “Mazakal”, “Reticência­s” e “Mônica”, antes de um dueto com António Máquina, o jovem que no concurso Unitel Estrelas ao Palco imitou o músico Robertinho.

Foram distinguid­os este ano com Menção Honrosa, a título póstumo, Jaka Jamba, Viriato da Cruz, a título póstumo, na disciplina de Literatura, Waldemar Bastos, na Música, António Feliciano Dias dos Santos “Kidá”, na categoria de Artes Visuais e Plásticas, grupo Ngwizane Tuxikane, no Teatro, Sakaneno João de Deus, na Dança, o realizador Misael Filipe de Almeida, a título póstumo, no Cinema e Audiovisua­is, o historiado­r Fidel Raul Carmo Reis, na Investigaç­ão em Ciências Humanas e Sociais, o programa televisivo “Tudo e Mais”, no Jornalismo Cultural, e os Bakama, nas Festividad­es Culturais Populares.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola