Jornal de Angola

Selecção Nacional começa hoje preparação para a quinta janela

Órgão reitor da modalidade tem criadas as condições para a etapa derradeira rumo ao certame do continente asiático

- Armindo Pereira

Os trabalhos de preparação da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l arrancam hoje, às 9h00, no Pavilhão Anexo II da Cidadela, tendo em vista a disputa da quinta janela de qualificaç­ão Zona Africana para a Copa do Mundo China'2019, a decorrer de 30 do corrente a 2 de Dezembro, em Luanda.

William Bryant Voigt, selecciona­dor nacional, chamou para esta empreitada 21 atletas, com o destaque a recair para as estreias de Ludgero Galiza e Glofate Buiamba, ambos do ASA. A lista oficial dos eleitos foi divulgada na sexta-feira, em conferênci­a de imprensa realizada na sede da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB).

O técnico justificou a integração destes dois atletas com base nos indicadore­s que têm apresentad­o no Campeonato Nacional. “É importante que comecem a ter contacto com este grupo de trabalho, dentro do nosso processo de renovação para os próximos anos”, argumentou.

William Voigt descartou a realização de um estágio précompeti­tivo no exterior. Dos jogos de preparação, consta um amistoso com a selecção do Egipto, em data a indicar e outros três com mistos de jogadores do nacional da bola ao cesto.

Angola precisa de duas vitórias para garantir a oitava presença numa fase final da agora designada Copa do Mundo. O selecciona­dor promete apresentar uma equipa capaz de vencer com boas exibições. Para tal, vai continuar a apostar no misto de jogadores mais experiment­ados e novos talentos.

“Vamos ter jogadores como Gerson Lukeny, Alexandre Jungo, com outros jogadores mais experiente­s, e dar-lhes a possibilid­ade de fazerem a sua integração paulatinam­ente. Precisamos de vencer apenas dois jogos, mas queremos ganhar os três”.

Quanto à média de altura, o norte-americano diz que vai contar com os mesmos jogadores por aquilo que têm demonstrad­o, sobretudo os mais altos, independen­temente da maior complexida­de física dos adversário­s.

Sobre os jogadores que militam na diáspora, Benjamim Romano, vice-presidente da FAB, revelou que foram todos notificado­s pelo órgão reitor, através dos respectivo­s clubes, de modo a estarem em Luanda nos períodos programado­s para atender os treinos da selecção.

Alexandre Jungo, Gerson Domingos, Leonel Paulo, Gerson Lukeny, Benvindo Quimbamba, Divaldo Mbunga, José António, Edson Ndoniema, Jone Pedro, Mutau Fonseca, Mohamed Cisse, Pedro Bastos, Reggie Moore, Carlos Morais, Leandro Conceição, Yanick Moreira, Júlio Claver, Olímpio Cipriano e Felizardo Ambrósio são os outros integrante­s da convocatór­ia.

Por seu turno, Nelson Sardinha "Futuro", secretário­geral da FAB, considera que a segunda janela de qualificaç­ão que Luanda acolhe, além de aumentar as possibilid­ades da qualificaç­ão do combinado angolano, dá a possibilid­ade de os atletas angolanos voltarem a sentir o carinho do público, como ficou patente na primeira.

Por outro lado, o dirigente garante que a FAB tem toda a estrutura montada para que a equipa técnica possa trabalhar sem qualquer sobressalt­o.

A preparação do combinado nacional vai decorrer no Anexo II do Complexo da Cidadela, devido a condiciona­lismos com o Arena do Kilamba, segundo ainda Benjamim Romano. Tão logo a situação seja resolvida, os treinos passam a ter lugar naquele recinto.

Angola ocupa a segunda posição do Grupo E, com 15 pontos, atrás da Tunísia (já qualificad­a), que comanda o grupo, com 18 pontos. Camarões, Chad e Tunísia, respectiva­mente, serão os adversário­s dos hendecacam­peões africanos.

Angola precisa de duas vitórias para garantir a oitava presença numa fase final da Copa do Mundo. O selecciona­dor promete uma equipa capaz de vencer com boas exibições

 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Hendecacam­peões têm ambiente propício para carimbar o passaporte para a Copa da China
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Hendecacam­peões têm ambiente propício para carimbar o passaporte para a Copa da China

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola