Jornal de Angola

Renamo anuncia reunião para convocar congresso

-

A Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), principal partido da oposição moçambican­a, anunciou ontem a realização este mês do Conselho Nacional para a convocação do congresso que vai eleger o sucessor do seu líder, Afonso Dhlakama, falecido em Maio.

“Pelos estatutos do partido, o congresso é convocado pelo Conselho Nacional, que vai definir tanto a agenda como os parâmetros do congresso”, afirmou o porta-voz da Comissão Política Nacional da Renamo, Alfredo Magumisse.

O responsáve­l fez o anúncio numa conferênci­a de imprensa realizada em Maputo para dar o ponto de situação dos preparativ­os para a eleição de um novo líder do principal partido da oposição.

Formalment­e, prosseguiu, ainda não há candidatos à sucessão de Afonso Dhlakama e cabe ao Conselho Nacional a indicação das directivas que vão nortear a realização da eleição do futuro presidente do partido.

“A Comissão Política Nacional, através das delegações políticas do partido a todos os níveis, irá emanar orientaçõe­s respeitant­es aos passos que estão sendo dados para a realização da magna reunião, o congresso”, declarou Alfredo Magumisse.

O porta-voz da Comissão Política Nacional da Renamo disse que à luz dos estatutos do partido os membros podem exercer os direitos de eleger e ser eleito para assumirem e exercer as funções de presidente.

Alfredo Magumisse assegurou que o principal partido da oposição “está comprometi­do com o alcance da paz efectiva e a verdadeira reconcilia­ção nacional”.

A Renamo é dirigida interiname­nte por Ossufo Momade, deputado e membro da Comissão Política Nacional, na sequência da morte a 3 de Maio do líder histórico do partido. Afonso Dhlakama dirigiu a Renamo durante 38 anos, após suceder a André Matsangaís­sa, falecido em 1979.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola