Jornal de Angola

Índia vota para as eleições regionais

-

Mais de 130 milhões de indianos estão convocados para votar nas eleições regionais em cinco estados do país, num processo que iniciou ontem e termina no dia 7 de Dezembro.

O estado de Chhattisga­rh deu início à primeira fase da votação para definir 18 dos 90 assentos da Câmara dos Representa­ntes regionais, enquanto os outros 72 assentos desta região serão disputados no dia 20 de Novembro.

Durante as próximas duas semanas, também serão eleitos os representa­ntes dos estados de Mizoram, Madhya Pradesh, Rajastão e Telangana.

Em Chhattisga­rh as autoridade­s montaram fortes medidas de segurança por se tratar de um estado muito assediado pela guerrilha maoísta, que procura impor uma revolução agrária que continua activa após meio século de operações, sobretudo no chamado “cordão vermelho”, uma faixa de território que compreende o centro e o leste da Índia.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visitou ontem a cidade de Jagdalpur, em Chhattisga­rh, para presidir uma cerimónia pública na qual reafirmou aos seus partidário­s o compromiss­o do Governo com a região e fez críticas ao Partido do Congresso, a principal formação política opositora do país.

“Deem uma lição aos líderes do Congresso, que por um lado tentam proteger os maoístas urbanos, enquanto em Chhattisga­rh falam sobre libertar o estado dos maoístas”, disse o primeiro-ministro à multidão.

Os resultados das duas fases em Chhattisga­rh, assim como os dos outros quatro estados, serão conhecidos no dia 11 de Dezembro. Este processo eleitoral é o último antes das eleições gerais previstas para Abril de 2019, um barómetro que vai servir para medir a satisfação de parte do país com o partido governamen­tal BJP e especialme­nte com a governação de Modi, que tenta a reeleição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola