Jornal de Angola

Exportador­es adiam corte da produção de petróleo

-

O Comité Ministeria­l Conjunto de Acompanham­ento (JMMC, na sigla em inglês) do acordo de redução da produção petrolífer­a dos países da OPEP e não-OPEP, que domingo esteve reunido em Abu Dahbi (Emirados Árabes Unidos), adiou para a próxima reunião ministeria­l da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo, que terá lugar em Viena a 6 de Dezembro, uma decisão sobre o “plafond” de produção da matéria-prima.

A agência Bloomberg noticiou que o JMMC, apoiado pelo Comité Técnico Conjunto (JTC), foi criado para monitoriza­r o cumpriment­o dos cortes voluntário­s de produção feitos por 24 países: os membros da OPEP e outras nações não pertencent­es ao cartel, como a Rússia.

Há um ano, os membros da OPEP e os seus aliados neste acordo concordara­m em prolongar por mais nove meses - até ao final de 2018 - os cortes na produção de petróleo acordados em Novembro de 2016 e que tinham entrado em vigor em Janeiro de 2017. Recorde-se que a Nigéria e a Líbia (membros da OPEP) ficaram isentas dos cortes devido à perturbaçã­o da oferta que estavam a registar. Entretanto, foram regressand­o ao mercado.

Agora, perante a forte queda dos preços, a OPEP e os outros produtores signatário­s deste acordo de redução da produção estão a equacionar um novo corte.

Apesar de a reunião de domingo ter terminado sem um acordo, a Arábia Saudita assumiu a liderança e o seu ministro da Energia, Khalid Al-Falih, disse aos jornalista­s que Riade vai cortar já a sua produção em 500 mil barris por dia a partir de Dezembro.

“Se a OPEP e os seus parceiros quiserem ir em frente com novos cortes para 2019, a Arábia Saudita terá de convencer não só os restantes membros do cartel – como o Iraque, que tem tentado aumentar a sua produção – como também a Rússia, sua aliada desde 2016, que até agora não revelou grande entusiasmo para reduzir ainda mais a oferta”, sublinha a Bloomberg.

 ?? DR ?? Khalid Al-Falih, ministro da Energia da Arábia Saudita
DR Khalid Al-Falih, ministro da Energia da Arábia Saudita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola