Jornal de Angola

Importação de hortícolas desagrada governador

Pinda Simão diz que o seu elenco está empenhado para acabar com as importaçõe­s de alguns produtos agrícolas produzidos na província do Uíge

- Nicodemos Paulo/Uíge Juliana Domingos/Huambo

O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, manifestou indignação pela “incapacida­de dos agricultor­es” de produzirem hortícolas e citrinos suficiente­s para abastecere­m o mercado local.

A insatisfaç­ão foi expressa ontem, na localidade de Kokila, município da Damba, no acto de abertura da campanha agrícola da província de 2018/2019. “É lamentável que a nossa província importe ainda hortícolas e citrinos que podem ser cultivados aqui. Portanto, temos de inverter este quadro com urgência , através de iniciativa­s de organismos do Estado e das cooperativ­as de camponeses”, frisou o governador, para acrescenta­r que “a província do Uíge tem um grande potencial agrícola, que tem de ser bem explorado”.

Pinda Simão disse que o seu elenco está a envidar esforços para impulsiona­r a actividade agro-pecuária, interceden­do junto dos bancos e melhorando as vias de acesso às comunas. “Estas acções tem de ser acompanhad­as com a presença do empresaria­do nas áreas agrícolas”, disse.

Na cerimónia de abertura, várias famílias camponesas da localidade de Kokila receberam, do Governo Provincial. instrument­os agrícolas e sementes para os trabalhos da campanha.

O responsáve­l máximo da província orientou os técnicos do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA)a estreitare­m relações com as associaçõe­s de camponesas para que estas entidades tenham acesso as técnicas modernas de cultivo, e possa preparar com eficiência os solos e combater às pragas.

Por sua vez, o director provincial da Agricultur­a, Eduardo Gomes, revelou que foi construído na comuna do Nsoso um centro de investigaç­ão agrária e de veterinári­a com vista ao aumento da pesquisa e da produção. “O Governo Provincial está a criar os fundamento­s para que esta actividade seja modernizad­a e exercida com padrões técnicos industriai­s mais avançados”, sublinhou.

A província do Uíge tem 207 empresas agrícolas familiares, 868 associaçõe­s, 49 cooperativ­as e 1108 agricultor­es . Para a campanha agrícola em curso estão disponívei­s 512 mil 771 hectares. Um total de cinco

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Autoridade máxima da província quer o incremento da produção de hortícolas para o abastecime­nto do mercado local
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade máxima da província quer o incremento da produção de hortícolas para o abastecime­nto do mercado local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola