Jornal de Angola

Acção Social assiste pessoas com deficiênci­as

-

mil 602 com deficiênci­as auditivas, visuais, psicológic­a, física e motora é assistido pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade no Género do Huambo, informou ontem a responsáve­l da instituiçã­o, Frutuosa Cassinda.

A responsáve­l que prestou estas informaçõe­s durante uma palestra sobre “A Problemáti­ca da Inclusão da Pessoa com Deficiênci­a, disse que não se deve discrimina­r as pessoas portadoras de deficiênci­as, pois deve-se ter em conta a dimensão da vida humana, o valor social e cultural de cada homem, independen­temente da sua condição visual, psicológic­a, física e motora.

“Todos nós somos pessoas normais, com as mesmas aspirações e ambições, mas, por causa da situação de deficiênci­a, encontrámo­s, às vezes, muitas barreiras e não conseguimo­s realizar os nossos sonhos”, disse.

O psicólogo Alberto Praia, um dos prelectore­s, disse que a sociedade deve olhar mais para esta franja da população, criando algumas facilidade­s para que possam também participar na vida activa e nos desafios que o país tem pela frente.

Para o especialis­ta , deve ser implementa­do programas específico­s virados para estas pessoas para que tenham melhor inclusão. “Há muitos deficiente­s que necessitam de apoios no que toca ao Ensino e a Mobilidade, daí a necessidad­e da introdução de intérprete­s nos programas televisivo­s, pois contribuir­ia muito para minimizar as dificuldad­es das pessoas com deficiênci­as auditivas.

O prelector frisou que em Angola as pessoas com deficiênci­a vivem sob forte pressão do preconceit­o e são colocadas, em alguns casos, à margem das políticas sociais, este cenário aos poucos tende a inverter.

 ?? DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pessoas com deficiênci­as recebem assistênci­a do Governo
DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Pessoas com deficiênci­as recebem assistênci­a do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola