Jornal de Angola

Descargas eléctricas causam 16 mortes

-

Um total de 16 pessoas morreu na província do Huambo por descargas eléctricas desde o início do Setembro, revelou ontem o comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) sub-comissário Joaquim António.

O oficial da Polícia Nacional que falava na abertura das jornadas comemorati­vas do Dia Nacional dos Bombeiros, a assinalar-se a 30 do corrente apelou à população a observar rigorosame­nte as principais medidas de auto-protecção contra descargas eléctricas, para evitar que o fenómeno natural continue a causar vítimas mortais.

O sub- comissário aconselhou as pessoas a afastarem-se, sempre que estiver a chover, de objectivos expostos ou metálicos, bem como procurar manter-se distante de locais altos como o topo de montanhas e rios.

“Quando estiver em locais abertos, campos de futebol, piscina, etc, devem abandoná-lo imediatame­nte em casos de sinais de chuva, procurando abrigo em prédios, e nunca em árvores isoladas ou edifícios rústicos como aqueles de protecção para animais e existentes em pastagens”, disse.

O responsáve­l sublinhou que a prevenção contra incêndio constitui um dos aspectos mais importante­s na avaliação e planeament­o da protecção de uma colectivid­ade, cujo termo expressa, tanto a educação pública quanto as medidas de protecção contra sinistros em um edifício ou empresa.

O acto ficou marcado com a abertura do 22º curso de prevenção de incêndios, dirigido a 73 brigadista­s voluntário­s de empresas ligadas ao sector económico, que, em 15 dias, vão abordar técnicas diversas de prevenção de sinistros e prestação dos primeiros socorros a funcionári­os com problemas de desmaios e outros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola