Jornal de Angola

Americanos rendidos a remédio cubano

-

Um anticancer­ígeno cubano está na origem de uma aliança inédita entre Cuba e os Estados Unidos para a promoção de um tratamento contra o cancro do pulmão a pacientes norte-americanos.

A aliança é feita com a criação de uma “joint venture” em biotecnolo­gia entre o Centro de Imunologia Molecular de Havana e o Roswel Park Cancer Center.

Ainda em fase experiment­al, a CIMAvax-EGF, considerad­a uma “vacina contra o cancro do pulmão”, é uma “imunoterap­ia activa” que age sobre a proteína EGF - factor de cresciment­o epidérmico.

“O cancro do pulmão necessita do EGF para o seu cresciment­o e proliferaç­ão e o que fizemos no nosso centro foi desenvolve­r um produto que gera anticorpos contra essa proteína”, explica à AFP Orestes Santos, pesquisado­r do Centro de Imunologia Molecular de Havana.

“É mais uma arma na luta contra o cancro, que se combina com outras armas terapêutic­as, como a quimiotera­pia”, acrescento­u o pesquisado­r.

Doentes tratados

Interessad­o no tratamento, o Roswell Park Cancer Center, com sede em Buffalo, Nova Iorque, contactou o centro cubano em 2015, durante uma missão comercial dos Estados Unidos a Cuba.

A empresa mista, resultante da aliança entre o Centro de Imunologia Molecular de Havana e o Roswel Park Cancer Center, vai ser instalada em Mariel, a 45 quilómetro­s a oeste de Havana.

“A empresa cubano-americana tem como intenção financiar o desenvolvi­mento (do tratamento) e fazer novos ensaios clínicos mais complexos, maiores, no território americano”, indica o vicedirect­or do centro cubano, Kalet León.

O objectivo é o seu “potencial registo pelas autoridade­s sanitárias americanas e a sua aplicação maciça nos pacientes” desse país, acrescento­u Kalet León.

Administra­do em forma de injecção mensal nos centros de saúde de Cuba desde 2011, o tratamento já foi testado no Paraguai, Peru, Sri Lanka, Malásia e Bósnia.

“Hoje mais de cinco mil pacientes ao redor do Planeta estão a utilizar a imunoterap­ia activa com o CIMAvax”, ressalta a médica Soraida Acosta, directora do departamen­to de ensaios clínicos num hospital de Santiago de Cuba.

O CIMAvax baseia-se num “mecanismo único”, deixando “as células cancerígen­as morrerem de fome”, afirma o director de desenvolvi­mento científico do Roswell Park, Doug Plessinger.

Os resultados dos primeiros testes que foram realizados em 30 pacientes americanos, apresentad­os no Congresso Mundial de Cancro do Pulmão, realizado recentemen­te em Toronto (Canadá), são “muito animadores”, “mas sabemos que é necessário produzir muito mais dados” para provar a eficácia do tratamento.

 ?? DR ?? A nticarcerí­geno origina aliança inédita
DR A nticarcerí­geno origina aliança inédita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola