Jornal de Angola

Nove ausências marcam arranque da preparação

- Anaximandr­o Magalhães

A ausência de nove dos 21 jogadores convocados para integrarem a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l marcou a primeira sessão de treino, visando a preparação para a disputa de 30 do corrente a 2 de Dezembro, em Luanda, da quinta e derradeira janela do Torneio Africano de Qualificaç­ão para o Campeonato do Mundo, China’2019.

Carlos Morais, do Siena Basket, da segunda divisão italiana, Yannick Moreira, do Paok da Grécia, Leandro Conceição, do Benfica de Portugal, e Júlio Clever Afonso, do Club Baloncesto Tizona, de Espanha, devemse juntar aos trabalhos do “cinco” nacional nove dias antes, conforme prevêem os regulament­os da Federação Internacio­nal de Basquetebo­l Associado (FIBA).

Ausente da sessão matutina, no Pavilhão Anexo II da Cidadela Desportiva, esteve, sem comunicaçã­o prévia, o extremo Olímpio Cipriano. Benvindo Quimbamba, por problemas num dos pulsos, foi dispensado para fazer exames clínicos.

Pedro Bastos, Gerson Domingos e Alexandre Jungo também faltaram à concentraç­ão matinal por falha na correspond­ência entre a Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB) e o Interclube, clube do qual são oriundos.

Do primeiro treino, estiveram ainda ausentes os treinadore­s adjuntos Mathias Eckhoff e Sérgio Cristóvão, bem como o preparador físico Nataniel Lucas.

No apresto em que deu primazia à entoação do hino nacional, exigindo aos jogadores que cantassem, o selecciona­dor nacional, William Bryant Voigt, ensaiou alguns movimentos ofensivos de cinco contra cinco. Passes, lançamento­s em movimento, com recurso a dois, três dribles, marcaram o treino.

Reggie Moore, Ludgero Galiza, Mohamed Cissé, Felizardo Ambrósio, Mutau Fonseca, José António, Gerson “Lukeny” Gonçalves, Edson Ndoniema, Jone Pedro e Glofate Buaiamba foram os jogadores disponívei­s. Leonel Paulo, com lesão no joelho esquerdo, e Hermenegil­do Mbunga, com uma contusão no tornozelo esquerdo, marcaram presença mas não treinaram.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o médico da equipa, João Mulima, assegurou: “no prazo de 48 a 72 horas devem estar integrados no grupo. Felizmente, não é grave”, concluiu. Hoje, a selecção volta a treinar de manhã às 10h00, e a tarde, às 17h00, na Cidadela. As Federações Internacio­nal de Canoagem e Angolana de Desportos Náuticos realizam amanhã, às 14h00, na Tenda da Baía de Luanda, uma conferênci­a de imprensa para abordar a filmagem de dois documentár­ios sobre a prática do referido desporto no país.

Das filmagens, segundo uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, vão fazer parte uma equipa de documentar­istas composta por quatro membros, dois dos quais atletas olímpicos da selecção da Nova Zelândia. Com os documentár­ios pretende-se potenciar o sector do turismo no país e destacar as preocupaçõ­es ambientais.

“A poluição ambiental, a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáve­is, será tema de abordagem sobre o impacto do desenvolvi­mento durante os treinos e provas dos canoístas e enquadra-se nas directrize­s da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente”, refere a nota.

As filmagens do documentár­io sobre a prática do desporto de canoagem em Angola será captada na descida dos rios Kwanza e Keve, com canoístas nacionais, para divulgar treinos conjuntos e identifica­r desafios e expectativ­as da modalidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola