Jornal de Angola

“Quantum gere activos desde antes de 2010”

-

A Quantum Global, de Jean-Claude Bastos de Morais, gere fundos do BNA? A Quantum Global tem connosco um contrato de gestão de activos. Consideram­o-lo um gestor externo. O Banco Nacional de Angola tem vários contratos com estas caracterís­ticas e a Quantum Global é um desses gestores, que, de resto, já trabalhava com o BNA antes da minha primeira passagem pelo Banco Central. A única instituiçã­o que faz gestão de activos do Banco Nacional de Angola que entrou durante o meu primeiro mandato foi o Banco Mundial.

Nós temos regras, normas, procedimen­tos de acompanham­ento e gestão da relação bilateral com cada uma destas instituiçõ­es. Este ano voltamos a “apertar” estas regras e estamos num processo de encerramen­to da relação com alguns destes gestores. Esse processo de encerramen­to inclui a Quantum Global? Prefiro não entrar em detalhes particular­es por respeito aos acordos existentes, mas todos aqueles gestores que têm recursos acima do nível adequado de risco definido nas políticas do Banco Nacional de Angola terão ajustament­os significat­ivos e, nesse caso, sim, incluímos também a Quantum Global.

Temos um conjunto de activos em posse dos nossos gestores que não são elegíveis para o apuramento de reservas internacio­nais líquidas e, consequent­emente, alguns dos gestores externos com quem trabalhamo­s actualment­e deixarão de nos prestar serviços. Temos contratos que têm de ser honrados e do ponto de vista do “término súbito” também há regras que devem ser observadas e é isso que nós temos procurado seguir com todos os gestores. Há casos em que estamos a terminar, mas temos que seguir aquilo que os acordos, os entendimen­tos e o quadro legal prevêem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola