Jornal de Angola

Lula da Silva ouvido num outro processo

-

O antigo Presidente Lula da Silva começou a ser ouvido ontem à tarde num processo em que é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, sendo suspeito de ter recebido benefícios ilícitos numa quinta no interior de São Paulo.

Esta foi a primeira vez que o ex-Presidente do Brasil deixou as instalaçõe­s da Polícia Federal, onde está preso desde Abril, a cumprir pena de 12 anos e um mês.

Até ontem à noite não havia relatos de incidentes durante o trajecto feito pelo histórico político do Partido dos Trabalhado­res (PT) até ao local do interrogat­ório, em Curitiba.

A audiência começou às 14h00 locais (17h00 em Angola) com o depoimento do empresário José Carlos Bumlai, também réu no processo. Bumlai, que responde pelo crime de lavagem de dinheiro, foi interrogad­o durante uma hora.

O processo e a operação Lava Jato estavam sob a responsabi­lidade do juiz Sérgio Moro, que se afastou do caso após aceitar a nomeação para o Ministério da Justiça no futuro governo de Jair Bolsonaro.

Assim, o ex-Presidente está a depor perante a juíza substituta do processo, Gabriela Hardt. Na acusação deste processo, os procurador­es afirmam que algumas reformas feitas pelas construtor­as Odebrecht e OAS numa quinta frequentad­a por Lula da Silva e sua família, na cidade de Atibaia, no interior do Estado de São Paulo, teriam sido pagas como parte de um acordo de suborno para que estas empresas fossem beneficiad­as em contratos com a Petrobras.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola