Jornal de Angola

Ministro do Interior apresenta demissão

-

O ministro do Interior da África do Sul, Malusi Gigaba, demitiu-se ontem das suas funções por envolvimen­to num escândalo sexual.

A notícia foi divulgada por um comunicado da Presidênci­a sul-africana, no qual Cyril Ramaphosa dizia ter recebido e aceitado uma carta de demissão de Malusi Gigaba, um aliado próximo do antigo Presidente Jacob Zuma.

Na missiva, o ministro do Interior justifica a saída em nome do “interesse nacional” e do partido e para “aliviar o Presidente de pressões desnecessá­rias.”

Em Outubro último, Malusi Gigaba caiu nas malhas da provedora de Justiça, Busisiwe Mkhwebane, que recomendou ao Chefe de Estado que sancionass­e o ministro por este ter mentido sob juramento perante um tribunal.

Busisiwe Mkhwebane referia-se ao testemunho que Malusi Gigaba deu num processo em 2017, envolvendo a família Oppenheime­r.

No final do mesmo mês, Malusi Gigaba, que foi ministro das Finanças entre Março de 2017 e Fevereiro de 2018, data em que assumiu a pasta do Interior, admitiu que em 2017 foi alvo de tentativa de extorsão depois do roubo de um vídeo de carácter sexual sobre ele, depois de uma invasão ao seu telefone.

O vídeo estava disponível no site de partilha de vídeos pornográfi­cos do PornHub.

 ?? DR ?? Gigaba é acusado de envolvimen­to num escândalo sexual
DR Gigaba é acusado de envolvimen­to num escândalo sexual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola